Brasil tem chuva volumosa até o início do verão



por Josélia Pegorim


Muita chuva está prevista para o Brasil até as vésperas do início do verão. Mas o clima no país já é de verão, com muita umidade e calor disponíveis na atmosfera e a presença de grandes áreas de instabilidade que provocam chuva forte e volumosa. O verão começa oficialmente no dia de 21 de dezembro, às 14h28, pelo horário de verão de Brasília.



O período de 15 dias, de 5 a 19 de dezembro de 2017, começa com chuva volumosa sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste, mas a partir do dia 10 de dezembro, as grandes áreas de chuva se deslocam para o centro-norte do Brasil e a chuva diminui no centro-sul do país.



No período de 5 a 9 de dezembro de 2017, o destaque ainda é para muita chuva no Centro-Oeste e no Sudeste. A maioria das áreas de Goiás, do Distrito Federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo deve acumular de 100 a 200 em apenas cinco dias.


No período entre 10 e 19 de dezembro, o destaque é para o aumento da chuva sobre a Bahia, no interior do Maranhão e do Piauí, sobre o Tocantins, Pará, norte de Mato Grosso de Goiás.


Fonte: https://goo.gl/pzpSuk


20 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva