Cidades do norte mineiro já superaram a média de chuva do mês


por Maria Clara Machado


Os primeiros doze dias de dezembro já foram de muita chuva em cidades do norte de Minas Gerais, Vales do Jequitinhonha e Rio Doce. As áreas de instabilidade permanecem ativas sobre o centro-norte do estado e o alerta para mais temporais permanece até a próxima quinta-feira (14).


Volume de chuva passa de 200 mm


O acumulado de chuva já passou ou se aproximou de 200 mm em várias localidades do norte mineiro, entre os dias primeiro e doze de dezembro de 2017. Janaúba já acumula 228 mm de chuva, sendo que a média história do mês é de 186 mm. Januária acumula 192 mm de chuva e a média é de 174 mm.


Em Salinas, no Vale do Jequitinhonha, já choveu 175 mm neste mesmo período e a média é de 149 mm. Em Timóteo, no Vale do Rio Doce, o acumulado chega a 279 mm de chuva, já muito próximo da média mensal que é de 290 mm.


O volume médio de chuva é elevado para o estado de Minas Gerais no mês de dezembro. Na parte norte, o normal é chover entre 150 mm a 200 mm por várias localidades. Em algumas áreas, a média pode passar um pouco de 200 mm.


Neste mês de dezembro já é possível observar valores de chuva muito próximos da média ou que já ultrapassaram a média histórica em menos de 15 dias.


Norte de Minas com mais chuva


Todo o norte de Minas Gerais, incluindo o Vale do Jequitinhonha, vai permanecer com muita instabilidade nesta quarta-feira (13) e na quinta-feira (14). Os meteorologistas alertam para mais chuva frequente e volumosa. A presença de uma frente fria no mar, na altura do Espírito Santo, vai contribuir para manter a umidade e reforçar as áreas de instabilidade que estão sobre a região.


A chuva só deve perder força a partir da sexta-feira (15). As pancadas de chuva no fim de semana vão continuar e embora possam cair com forte intensidade, serão chuvas mais rápidas, em pequenas áreas da região e somente a partir da tarde.


Fonte: https://goo.gl/ZBiYAx


21 visualizações0 comentário