Sensação térmica chega a 50º C em Criciúma, diz meteorologia


Fim de semana foi de calor em todo o estado. Máximas chegaram aos 40º C.


A cidade de Criciúma, no Sul do estado de Santa Catarina, registrou 40,2º C na tarde deste domingo (17), com sensação térmica de 50º C. Os dados são do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). Este foi o último fim de semana da primavera. O verão inicia na quinta-feira (21).


A temperatura de 40,2º C, a mais alta do ano no estado até agora, também havia sido registrada em Corupá, no dia 16 de novembro.


O fim de semana foi de calor em todo o estado, mas as maiores temperaturas foram registradas na tarde deste domingo, em especial na região Sul catarinense. Confira abaixo as cidades que tiveram as maiores altas, conforme o Ciram:


  • Criciúma - 40,2°C com sensação de 50°C

  • Urussanga - 39°C com sensação de 41°C

  • Joinville - 36,8°C com sensação de 50°C

  • Itapiranga - 36,3°C com sensação de 44°C

  • Blumenau - 36°C com sensação de 42°C

  • Ouro - 35,7°C com sensação de 39°C


Vento e chuva


O calor e a aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul provocaram temporais no estado neste domingo, explicou a técnica em meteorologia Bianca Souza. Em Itapiranga, no Oeste, a temperatura despencou 14°C em uma hora, passando de 36,3º C para 22,3º C.


Fonte: https://goo.gl/vdGtzf


73 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva