Temperatura cai para 1°C e serra de SC registra geada


por Josélia Pegorim


A região de São Joaquim, na parte mais elevada da serra de Santa Catarina, amanheceu gelada nesta terça-feira e até com geada! O fenômeno pouco comum em janeiro ocorreu com fraca intensidade nas baixadas, especialmente no Vale do Cruzeiro, Postinho-Frigozan e no Vale do Caminho da Neve, distante 3 km do centro da cidade.


Segundo Epagri-Ciram, a temperatura em Urupema chegou a 1,3°C, a menor no país nesta terça-feira, 30 de janeiro. Em Bom Jardim da Serra, no Morro da Igreja, também na serra catarinense, mínima foi de 4,2ºC.


De acordo com a empresa de meteorologia Climaterra, essa foi a segunda geada do mês de janeiro de 2018, pois dia 4 houve o registro de temperatura negativa na relva no Vale do Cruzeiro.


Por que esfriou tanto?



Uma massa de ar polar entrou no Sul do Brasil causando queda da temperatura em todos os estados. Mas o frio intenso ocorreu apenas nesta pequena área serrana do Sul do Brasil. A pouca nebulosidade sobre a serra catarinense na madrugada desta terça-feira acentuou a perda de calor na atmosfera, o que fez com que o resfriamento no solo fosse maior.


Massas polares passam o ano todo pelo Sul do Brasil.


Ar polar afasta a chuva



O centro desta massa polar (região de frio mais intenso) está sobre o oceano e vai influenciar o Sul do Brasil nos próximos dias. Isto vai manter as noites e o amanhecer fresquinhos no Sul do Brasil, ou menos quentes. Mas a principal influência desta massa polar será manter a Região Sul sem nuvens carregadas e sem tempestades por alguns dias.


Nesta quarta-feira, Curitiba, capital do Paraná, poderá registrar a menor temperatura de 2018 até agora. Por enquanto, o valor mais baixo registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi de 14,4°C.


Fonte: https://goo.gl/YkXyik


20 visualizações0 comentário