Frente fria chega ao RJ nesta quarta


por Josélia Pegorim


Várias regiões do estado do Rio de Janeiro já tiveram temporais nos primeiros dias de março e as condições para chuva voltam a aumentar com a chegada de uma frente fria nesta quarta-feira, 7 de março. A semana segue com tempo instável e algumas áreas do estado do Rio poderão ter novos temporais.


Temperatura

O ar tem ficado abafado nos últimos dias no Rio de Janeiro e mesmo com a passagem da frente fria, a temperatura não cai muito. Todo o estado do Rio de Janeiro ainda terá calor nesta quarta-feira, mas dentro do normal para esta época. O vento fresco de origem polar começa a se espalhar sobre o estado do Rio de Janeiro desde cedo, o que vai evitar que o ar esquente muito no decorrer do dia.


Chuva

A passagem da nova frente fria vai ajudar a formar novas áreas de instabilidade sobre o estado do Rio de Janeiro. Além disso, nuvens carregadas que crescem em Minas Gerais também podem avançar sobre o Rio de Janeiro.


Para esta quarta-feira há previsão de pancadas de chuva com raios para todas as regiões fluminenses, com risco de chuva forte para o interior do estado. Para a cidade do Rio e todo o litoral, a previsão é de chuva com até moderada intensidade.


Na quinta-feira, 8 de março, áreas de instabilidade ganham força pelo litoral fluminense e há risco de chuva forte também na cidade do Rio de Janeiro. A região de Angra dos Reis, que também teve vários problemas com chuva excessiva em fevereiro muita pode ter novos temporais.


Tempo instável até o fim da semana

A semana segue com tempo instável. A frente fria passa pelo Rio de Janeiro e vai para o Espírito Santo na quinta-feira, mas estimula o crescimento de áreas de instabilidade sobre grande parte da Região Sudeste nos próximos dias. Por isso, pelo menos até o domingo, todo o estado do Rio continua sujeito a pancadas de chuva.


Fonte: https://goo.gl/X97JCX


21 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva