O que é o equinócio de Outono


20 de Março de 2018, a data em que o verão acaba e se inicia o Outono. Mas além da mudança de estação, temos outro evento da natureza acontecendo: É o Equinócio de Outono.



A palavra Equinócio vem do latim e é a combinação de duas outras palavras: aequus (igual) e nox (noite), ou seja, quando a noite é igual ao dia.


Quando o fenômeno ocorre, o sol atinge as regiões próximas à linha do equador com maior intensidade, como por exemplo, o norte e nordeste do Brasil.


Dia e noite iguais no Equinócio de Outono


Devido a esta maior intensidade do sol, são exatamente 12 horas para cada lado, e isso acontece em ambos os hemisférios do planeta. Na verdade, o hemisfério norte está hoje entrando na Primavera, enquanto o Sul entra no Outono.


As estações são sempre inversas nos hemisférios da Terra, e isso acontece pela rotação do eixo da Terra, que hora deixa o sul mais exposto ao sol, hora deixa o norte mais exposto (é o que começa a acontecer agora).


O outono é frio?


Essa é uma pergunta relativa. Depende, na verdade, da sua localização. Por exemplo, se você está no sul do Brasil ou no sudeste, poderá sim sentir frio, especialmente pela manhã e pela noite.


Agora, se você está no norte ou no nordeste, não notará muita diferença nas temperaturas, independente do momento do dia.

No centro-oeste, em algumas regiões pode fazer frio pela manhã e a noite, mas as diferenças são bem menores do que no sul, por exemplo.


Fonte: https://goo.gl/Fy5bkW


34 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva