Padrão de chuvas no país muda nos próximos dias


Chuva diminui no Centro-Sul enquanto migra para a faixa norte do país ao longo da semana


Por Redação Somar


As Ondas de Leste influenciam o favorecem condições de chuva forte desde o norte do Espírito Santo até o litoral da Bahia e são destaque nesta semana. O fenômeno é conhecido por provocar pancadas de chuva e temporais isolados, sendo esse um padrão bastante distinto do que normalmente ocorre no Brasil, onde os temporais costumam acontecer no fim da tarde. Além disso, a tendência é de que as Ondas de Leste atuem durante as estações mais frias do ano e que comecem a avançar em direção ao leste nordestino, desde Salvador até o Rio Grande do Norte.


Já nas demais regiões do país, o padrão de chuvas começa a mudar por conta do enfraquecimento do La Niña. Há condições de chuva para o Sudeste e Centro-Oeste, mas as pancadas ocorrem de forma mais irregular, intercaladas com dias de sol, além dos acumulados serem pouco expressivos – principalmente entre o sul de Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo.


Na região Sul, retorna a previsão de chuva sobre o centro-sul gaúcho por conta da aproximação de uma nova frente fria que favorece a formação de nuvens mais carregadas.


E na região Norte, a combinação entre as áreas de instabilidades tropicais e a Zona de Convergência Intertropical (faixa de nuvens mais carregadas que desce para o norte do Nordeste nesta época do ano), mantém o tempo instável e com condições de chuvas volumosas pelo menos até o final da primeira quinzena do mês de abril.


Fonte: https://goo.gl/yU7dBg


60 visualizações0 comentário