Astronauta captura imagem rara de montanhas na Escócia


Um astronauta, a bordo da Estação Espacial Internacional, capturou uma rara fotografia das Terras Altas, zona montanhosa do Norte da Escócia. A imagem é inusitada porque o céu da região está quase sempre encoberto por muita nebulosidade, o que impede que sejam feitas imagens panorâmicas do local, principalmente durante o inverno (quando a foto foi tirada).


A topografia das Terras Altas é resultado de um processo geológico que durou bilhões de anos. As montanhas cobertas de neve, no norte do Glen Mor, incluem algumas das mais velhas rochas da Europa, e foram reorganizadas por forças tectônicas há centenas de milhares de anos. A paisagem rochosa também mostra sinais de remodelação devido à movimentação de geleiras, durante a mais recente Era do Gelo.


Também conhecido como Great Valley ou Great Glen, o Glen Mor é uma falha geológica conhecida por seus enormes rios e lagos, cujo um dos mais famosos é o Lago Ness. No início dos anos 2000, moradores locais construíram uma trilha para pedestres e ciclistas que desejam explorar mais de perto o local, a Great Glen Way.


Earth Observatory/NASA


Tradução: Amanda Sampaio


Fonte: https://goo.gl/1kU56D



41 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva