Nova massa de ar frio entra no Sul e geada pode ser forte


por Josélia Pegorim


Uma nova massa de ar frio, de origem polar, chega ao Brasil nesta quarta-feira, 23 de maio. Desta vez, a atuação mais intensa do ar frio será sobre a Região Sul, onde a temperatura cai muito e volta a ser negativa nos próximos dias. Com o aumento do frio, cresce também o risco de geada na Região Sul.


Centro da massa polar

O centro (região de frio mais intenso) da nova massa de ar frio polar vai passar sobre o Rio Grande do Sul e o Uruguai nos próximos dias e com mais força do que a massa polar do fim de semana passado. Por isso, o resfriamento desta vez será mais severo sobre o Rio Grande do Sul, em seguida sobre Santa Catarina e por último o Paraná.


Mesmo assim, vai esfriar bastante nos três estados da Região Sul do Brasil. As áreas mais elevadas de planalto e serra, especialmente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina devem registrar temperatura negativa.


Geada

O frio será intenso nas próximas 48 horas. Há risco de geada nesta quarta-feira e na quinta-feira, 24, em quase todo o interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também no sul do Paraná. A geada prevista para 24 de maio, quinta-feira deve ser mais forte e ampla do que a do dia 23.


Pode gear com moderada a forte intensidade especialmente na quinta-feira, 24, prejudicando a agricultura e pastagens.


Mais frio em Porto Alegre

O frio aumenta nos próximos dias especialmente para os gaúchos. Porto Alegre poderá ter recorde de frio para este ano nesta quarta-feira e novamente na quinta-feira, 24. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura na capital gaúcha este ano foi de 9,2°C, em 22 de maio.


Fonte: https://goo.gl/xxVMRQ


77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo