Por que não tem feito muito calor em São Paulo em outubro?


por Josélia Pegorim


Outubro normalmente é um mês onde as tardes quase sempre são quentes na cidade de São Paulo. Mas não foi isto que ocorreu na primeira quinzena do mês. A sensação de friozinho predominou.


Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, a temperatura máxima passou dos 27°C em seis dias da primeira quinzena de outubro. A média das temperaturas máximas registradas de 1 a 15 de outubro ficou pouco mais de 1°C abaixo da média normal de máxima para outubro, que é de 25,9°C.


Já a média das temperaturas mínimas da primeira quinzena de outubro ficou quase que2°C acima da média normal é de 16,0°C.


O mês ainda não terminou e nada se pode concluir sobre como vão ficar as médias de máximas e mínimas de outubro. Mas a previsão para a segunda quinzena está a favor do vento frio.


Frentes frias

O que aconteceu com a temperatura na cidade de São Paulo foi influência direta das três frentes frias que passaram pelo litoral paulista na primeira quinzena de outubro. Isto fez com que o vento frio e úmido do mar predominasse sobre a capital paulista deixando o ar sempre carregado de umidade, o que facilitou a formação de muitas nuvens.


A combinação de excesso de nebulosidade e ar frio de origem polar dificultaram a elevação da temperatura à tarde, o que explica as média de máximas abaixo do normal. Por outro lado, o excesso de nuvens na madrugada impediu um resfriamento mais acentuado (que ocorre em noites com poucas nuvens), o que justifica as madrugadas mais quentes.


Tendência da temperatura na segunda quinzena

O esquenta-esfria em pouco tempo ainda será observado na cidade de São Paulo durante a segunda quinzena de outubro. A previsão é que mais três frentes frias passem pelo litoral paulista fazendo com as temperaturas tenham um comportamento semelhante ao da primeira quinzena. Não vai dar para contar com o calor por muitos dias consecutivos. A tendência de elevação da temperatura será interrompida pela passagem das três frentes frias que trazem ar frio para a capital paulista.


A primeira frente fria da segunda quinzena de outubro passa pelo litoral paulista na sexta-feira, 19 de outubro. São Paulo esquenta nos dias 17 e 18 e esfria no dia 19. A segunda frente fria deve passar pela cidade entre os dias 24 e 25 de outubro e a terceirafrente fria deve fechar o mês de outubro com temperatura amena na capital paulista


Fonte: https://goo.gl/CP95Bi



31 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva