Chuva de 8 e 9 de abril bate recorde histórico no Rio de Janeiro


por Josélia Pegorim


O volume de chuva acumulado em 24 horas na cidade do Rio de Janeiro, entre fim da tarde do dia 8 e o fim da tarde de 9 de abril bateu o recorde histórico para o mês. A quantidade de água acumulada em 24 horas superou os 300 mm em vários bairros cariocas. Para abril, apenas as capitais Manaus, Belém, Macapá, São Luís e Fortaleza têm média de chuva acima de 300 m para todo o mês.

10 maiores volumes de chuva em 24h do Alerta Rio


A chuva que caiu no Rio de Janeiro entre o fim da tarde do dia 8 de abril e o fim da tarde do dia 9 foi extrema, superando a média normal para todo o mês de abril em quase toda a cidade.


A média de chuva geral para o Rio de Janeiro em abril é de aproximadamente 102 mm, segundo o Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro. A média por bairro para abril varia de 65,7 mm em Irajá a 193,8 mm no Alto da Boa Vista.


Depois da chuvarada dos dias 8/9 de abril de 2019, a lista dos 10 maiores acumulados de chuva em 24 horas dos postos de medição do Alerta Rio ficou completamente diferente.


Pela medição do Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro, o recorde absoluto de chuva em 24 horas desde o início das medições, em 1997, é 360,2 mm na estação do Sumaré, no dia 06/04/2010, mas esta estação foi desativada.



Fonte: https://bit.ly/2UtKRvQ



34 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva