“Meninas SuperCientistas” incentiva carreira científica entre jovens


Por Luiza Bragion Moretti

Fotos: João Ricardo Boi


Pela primeira vez na Unicamp, um grupo de professoras e alunas da universidade organizam o evento “Meninas SuperCientistas”, voltado a estudantes de ensino fundamental II. Em quatro sábados de junho, 50 meninas de escolas públicas e privadas vão participar de oficinas, palestras e atividades práticas em várias áreas do conhecimento. As inscrições, que são gratuitas, começaram dia 23 de abril, por meio da página do evento no Facebook. (facebook.com/meninassupercientistas/)


A proposta tem o objetivo de incentivar a carreira científica, especialmente em áreas de exatas e engenharias, explica Anne Bronzi, professora do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) e uma das organizadoras do evento. “Pesquisadoras mulheres da Unicamp vão mostrar o que fazem e modelos que possam inspirar as participantes a optar por esse caminho profissional”. As atividades acontecem em vários espaços do campus Barão Geraldo e no Museu Aberto de Astronomia, em Campinas.


A ideia foi inspirada em "Meninas com Ciência", “iniciativa das mulheres do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)”, contam as mestrandas em matemática, Juliane Baiochi e Marcela Medicina. Participam do “Meninas SuperCientistas”: Ana Zeri, Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS); Carolina Zabini (Instituto de Geociências); Eliana Amaral (Faculdade de Ciências Médicas e atual Pró-Reitora de Graduação da Unicamp), Esther Colombini (Instituto de Computação), Gabriela Celani (Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo) e Jane Hetem (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - USP).


Fonte: http://bit.ly/2UuXbY0


8 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva