Etiópia quebra recorde de plantio de árvores para tentar amenizar mudança climática


A Etiópia pode ter quebrado um recorde mundial: de acordo com o primeiro-ministro Abiy Ahmed, o país plantou mais de 350 milhões de árvores em apenas um dia com o objetivo de compensar os efeitos do desmatamento e da mudança climática na nação africana, propensa a secas.


Recorde

A BBC reportou que a cobertura florestal da Etiópia decaiu muito nos últimos anos, de 35% da terra no começo do século XX para pouco mais de 4% nos anos 2000.

O primeiro-ministro lançou este projeto como parte de sua iniciativa Green Legacy Initiative. A ideia era que funcionários do governo e voluntários plantassem árvores em 1.000 locais específicos espalhados por todo o país.


Alguns serviços públicos deram folga a seus empregados para que eles participassem da ação. O governo também distribuiu funcionários para fazer a contagem das árvores plantadas.


O objetivo final da campanha é plantar cerca de 4 bilhões de árvores nativas. Parte dessa meta já foi alcançada, conforme o ministro da Inovação e Tecnologia da Etiópia, Getahun Mekuria, compartilhou no Twitter, anunciando que mais de 350 milhões de espécimes foram plantados em 12 horas.


O antigo recorde mundial era da Índia, onde mais de 50 milhões de árvores foram plantadas com a ajuda de 800.000 voluntários em 2016.


Críticas

Segundo a BCC, a oposição e os críticos do primeiro-ministro afirmam que ele está usando essa campanha para distrair a sociedade dos maiores problemas que seu governo enfrenta atualmente, como os conflitos étnicos que levaram 2,5 milhões de pessoas a abandonarem suas casas.


Fonte: http://bit.ly/3314kVj




0 visualização

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva