Nuvem 'rolo' é vista em praias de Florianópolis


Fenômeno se forma com o encontro de massas de ar com características diferentes. Nuvem foi avistada no Norte da Ilha de Santa Catarina.



Mais uma nuvem curiosa foi vista no céu de Santa Catarina, desta vez conhecida como "nuvem rolo". De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, da NSC, ela se forma quando há o encontro de massas de ar com características diferentes. Na tarde desta quarta-feira (30), a nuvem rolo foi vista em praias do Norte da Ilha, em Florianópolis, como Ingleses e Santinho.


Segundo Puchalski, geralmente as massas de ar que se encontram para formar esse tipo de fenômeno têm temperatura e umidade diferentes. No caso desta quarta, foi uma massa de ar mais quente com uma de temperatura menor.


Normalmente, a nuvem rolo é vista nas praias porque é preciso umidade para que ela se forme. Geralmente, elas ocorrem antes de tempestades.



Na terça (29), a nuvem "Mammatus" chamou a atenção dos moradores do Oeste do estado. O fenômeno foi visto no céu dos municípios de Vargeão e Ponte Serrada, conforme informado pela Defesa Civil de Vargeão. Esse tipo de nuvem é raro.


Também na quarta, a nuvem "supercélula" também pôde ser vista no estado. Elas são carregadas e associadas a temporais e condições de instabilidade, conforme a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado.


Fonte


52 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva