Cientistas criam sistema que recicla 90% do CO2 produzido por caminhões


De acordo com os especialistas, o dióxido de carbono pode ser convertido em líquido e utilizado para produzir mais combustível



Uma equipe de pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausana, na Suíça, desenvolveu um sistema que transforma até 90% do dióxido de carbono produzido por caminhões e ônibus em líquido. A substância pode ser reciclada, passando por processos que a torna em combustível novo.


Segundo os pesquisadores, o processo todo ocorre em uma cápsula que pede 2 m x 0,9 m x 1,2 m e é colocada acima da cabine do motorista. "O peso do tanque é de apenas 7% da carga útil do veículo", disse François Maréchal, membro do estudo, em comunicado. "O processo em si usa pouca energia, porque todas as suas etapas foram otimizadas."


Os especialistas explicam que o gás é capturado diretamente do tubo de escape do veículo e é resfriado, o que permite a separação da água das outras substâncias emitidas pela queima do combustível. Então, o CO2 é isolado dos outros gases (nitrogênio e oxigênio) com um sistema projetado para absorver apenas dióxido de carbono. O material, então, é processado e transformado em líquido.

Depois disso, o CO2 é armazenado em um outro tanque e pode ser convertido novamente em combustível para veículos. De acordo com os cálculos da equipe, a queima de 1 kg do produto convencional produzido por um caminhão, por exemplo, pode produzir até 3 kg de combustível novo a partir do CO2 reciclado no processo.


A equipe pretende continuar estudando o tema, mas, enquanto isso, os especialistas acreditam que os 10% restantes de CO2 que não são reciclados podem ser compensados de outra forma, como com a utilização de biomassa para sua absorção, por exemplo.



Fonte


19 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva