Tempestade Dennis deixa mortos no Reino Unido


Ventos de até 146 km/h causaram inundações e causaram transtornos em diversas partes da Inglaterra e do País de Gales. Ao menos duas pessoas morreram.


A tempestade Dennis continuou a causar inundações no Reino Unido neste domingo (16), com ventos que atingiram velocidade superior a 140 km/h. Equipes de resgate precisaram usar botes para resgatar pessoas ilhadas em casas no País de Gales.


No sábado, dois homens foram encontrados mortos no mar próximo a Kent, no sudeste da Inglaterra. As autoridades confirmaram que ambas as mortes são relacionadas à passagem da tempestade Dennis.


Por causa da intensidade do fenômeno, o governo britânico declarou alerta vermelho para as inundações, consideradas extremamente perigosas pelas autoridades de defesa civil. É a primeira vez que um aviso do tipo é emitido no Reino Unido desde dezembro de 2015.


De acordo com o Escritório de Meteorologia britânico, os ventos no País de Gales chegaram a 146 km/h no sábado. Além disso, as autoridades registraram 157,6 milímetros de chuva em 48 horas na região.


A tempestade Dennis também causou transtornos ao sistema de transporte no Reino Unido, com linhas de trem paralisadas em diversas partes do país. Além disso, as companhias aéreas British Airways e EasyJet cancelaram centenas de pousos e decolagens neste fim de semana.


Várias competições esportivas agendadas para este fim de semana, incluindo a Copa da Inglaterra feminina de futebol, partidas de rugby e corridas de cavalos, foram canceladas.


É a segunda vez em uma semana que tempestades de grande porte atingem a Europa Ocidental. Na segunda-feira, a tempestade Ciara — chamada de Sabine na Alemanha — causou inundações e levou ao cancelamento de voos e atrasos nos sistemas de trens europeus.


Tempestade na França


Os efeitos da tempestade Dennis também foram sentidos na França, informou a agência RFI.

Na Bretanha, região do noroeste francês, houve queda de energia em aproximadamente 14 mil casas,

segundo a empresa local de eletricidade.


Segundo autoridades francesas, as rajadas de vento chegaram a 120 km/h no país. Por causa da ventania, árvores caíram — algumas delas, sobre os trilhos do sistema ferroviário francês, o que também provocou atrasos para quem tentou viajar de trem neste fim de semana.


Fonte


#Tempestade #Europa #Chuva #Alagamentos

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo