Como ficam as águas de março?


Confira a previsão do tempo para o mês de março em todo o país

O mês de março ainda vai ser caracterizado por neutralidade no oceano Pacífico, ou seja, nem El Niño, nem La Niña. Porém, as águas do Pacífico leste ainda se encontram um pouco mais quente do que a média, porém não o suficiente para caracterizar um El NIño. Com isso, espera-se que o tempo continue um pouco mais seco no Sul enquanto que no Sudeste, ainda seja chuvoso. “A sazonalidade é que vai comandar mais em março, com a chuva retornando aos poucos para o Sul e as regiões centrais do Brasil começando a receber menos chuva, embora os desvios ainda fiquem positivos”, explica o meteorologista da Somar, Fábio Luengo.

Chuva baixo da média em parte do Sul, São Paulo e na região Norte

Detalhando um pouco mais, podemos esperar um março com chuva abaixo da média na metade leste de toda a Região Sul, sul de São Paulo, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, oeste do Pará e norte de Rondônia. Para estes estados não significa que não haverá chuva forte, mas sim chuva extremamente irregular com poucos eventos de chuva significativa. No Sul, a segunda quinzena do mês deve ser um pouco mais chuvosa, o que ainda vai agravar a situação de estiagem no estado. Já no Norte, ocorre o oposto: a primeira quinzena concentra os maiores volumes de chuva do mês.

Chuva acima da média no Nordeste, parte do Centro-Oeste e Sudeste

Na maior parte do Brasil março terá chuva acima da média. É o caso de todo o Nordeste, leste e sul do Pará, Tocantins, sul de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, norte de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais (com exceção do Triângulo mineiro), Espírito Santo, Rio de Janeiro e Vale do Paraíba em São Paulo. De todas estas regiões, apenas a Zona da Mata mineira, Espírito Santo e Rio de Janeiro que devem receber os maiores desvios de chuva sendo preocupando a situação para deslizamentos, alagamentos e transbordamentos de rios. Já nas outras áreas do Brasil, chuva dentro da média embora irregular.

As temperaturas de março

Em relação as temperaturas, apenas o Rio Grande do Sul, norte do Amazonas, Roraima, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e o extremo nordeste da Bahia que devem registrar temperaturas acima do normal. As outras áreas do Brasil, as temperaturas ficam próximas às médias.

Fonte

#Março #PrevisãodoTempo #Chuva

25 visualizações0 comentário