Previsão de chuva para os próximos 15 dias no Brasil


A previsão de chuva entre os dias 23 e 30 de março de 2020 é apresentada na Figura 1. Nesse período, a previsão do modelo numérico indica que os maiores acumulados de chuva poderão ocorrer no centro e norte do Brasil. No estado do Mato Grosso a previsão indica acumulados de chuva variando entre 10 e 170 mm, com maiores valores previstos para a região central do estado. Na Região do MATOPIBA, as previsão é de acumulados mais significativos no Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí, com acumulados de até 100 mm. Já na Bahia, os maiores acumulados de chuva ficarão localizados no oeste do estado, com acumulados chegando até 50 mm. Por outro lado, não há previsão de chuva para a Região Sul do Brasil na próxima semana, o que pode agravar ainda mais a seca na região.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET

A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 29 de março e 04 de abril de 2020. De acordo com o modelo de previsão numérica, nesse período, as chuvas deverão ficar concentradas nos extremos norte e sul do Brasil. Os acumulados de chuva poderão ultrapassar os 130 mm no noroeste do Amazonas e no litoral do Pará e do Maranhão. Também há previsão de acumulados de chuva acima de 100 mm no norte do estado de Rondônia. Na Região Sul do país, o modelo numérico indica acumulado de chuva entre 15 e 70 mm, com maiores acumulados previstos para o norte do estado do Paraná. A previsão é de pouca ou nenhuma chuva no Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e no Espírito Santo.

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana. Fonte: NCEP.

Fonte

#PrevisãodoTempo #Chuva #Outono #Brasil

0 visualização

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva