Você sabe o que é albedo?


Albedo (às vezes chamado de "coeficiente de reflexão") é uma medida de quão reflexiva é uma superfície. É uma medida da proporção da radiação solar recebida que é refletida de volta à atmosfera e para o espaço. Essa medida tem importantes implicações para o tempo e o clima do nosso planeta.

O termo albedo é derivado do albus latino, que significa 'branco', e é determinado por um valor entre 0 e 1 ou um valor percentual.

Quanto mais reflexiva é a superfície, maior o valor do albedo. Superfícies muito brancas, como neve recém precipitada, refletem uma fração muito alta da radiação recebida de volta ao espaço. Superfícies mais escuras, como água, florestas ou asfalto, têm um albedo muito menor e mais energia do sol é absorvida.

O albedo do nosso planeta tem o valor médio de 0,367, enquanto o da lua é de 0,12. Isto significa que a lua reflete 12% da radiação que cai sobre ela, enquanto a terra reflete aproximadamente 37%. Podemos medir o albedo com alta precisão usando satélite e essas informações são inseridas nos modelos de tempo e clima.

O uso de medições do albedo resultou em previsões mais precisas do tempo e do clima e a um melhor compreendimento do sistema climático do planeta. A NASA estabeleceu o que é chamado de Satélites Terra e Aqua para ajudar a identificar quaisquer mudanças no albedo. Mas o que poderia mudar o albedo do planeta? Alguns dos fatores que impulsionam as mudanças de albedo incluem, entre outros, os seguintes:

  1. Mudança no uso da terra - refere-se à maneira como as pessoas realizam ações que alteram a paisagem. Um exemplo comum é a remoção de um ecossistema natural para atividades agropecuárias ou criação de cidades.

  2. Emissões de efeito estufa - Dióxido de carbono e outros gases emitidos afetam o albedo.

  3. Degradação da água - O uso da água aumentou principalmente devido às atividades agrícolas.

  4. Poluição - Excesso de fluxo de nitrogênio e fósforo. Isso leva à poluição dos corpos d'água e da atmosfera.

Em um contexto climático, frequentemente nos referimos ao albedo da superfície da Terra para a refletividade da superfície e o albedo planetário para a refletividade da Terra quando vista do espaço, incluindo o efeito da atmosfera, nuvens e aerossóis.

Importância do albedo para o tempo e clima

Albedo é um fator muito importante no clima e no clima. A quantidade de luz solar absorvida ou refletida é uma força motriz do nosso clima. À medida que diferentes tipos de superfície absorvem diferentes quantidades de energia, gradientes de temperatura são criados na atmosfera acima dessas superfícies e esses gradientes impulsionam nossos sistemas climáticos.

Mudanças no albedo da superfície da Terra, causadas por mudanças no tipo de superfície da terra, afetam o 'orçamento energético' do planeta. Se menos energia for refletida, haverá um efeito de aquecimento. Isso pode levar a feedbacks, como se houver um derretimento extenso da neve, mais energia será absorvida, levando a mais aquecimento da superfície e mais derretimento da neve. Em larga escala, isso tem implicações para o nosso clima.

Hoje, os cientistas e pesquisadores do clima estão preocupados com o fato de que, se o aquecimento global continuar, as calotas polares derreterão, fazendo com que a água do oceano absorva mais luz solar, aumentando assim o aquecimento global.


Fonte

#aprendendocomoclima #Albedo

10.876 visualizações0 comentário