Observatório do Clima lança site para combater fake news sobre meio ambiente


A plataforma conta com um espaço para denúncias de conteúdo falso e também traz material educativo sobre questões ambientais

O site tem como objetivo combater as fake news sobre meio ambiente (Foto: Reprodução)

O Observatório do Clima (OC), rede composta por diversas organizações não governamentais e movimentos sociais, lançou um site que tem como objetivo combater a desinformação ambiental no Brasil.

Esta é a primeira plataforma online que traz esclarecimentos sobre os principais mitos quando o assunto é meio ambiente, além de verificar o discurso de autoridades públicas e notícias falsas que circulam pelas redes.

A ideia do Fakebook.eco é sistematizar a educação ambiental e evidenciar as distorções e os mal-entendidos que rondam esse debate no Brasil. A seção “falácias frequentes” mostra quais são as mentiras mais comuns sobre clima, florestas, regulação e uso de terras. Já na aba “verificamos”, há a confirmação ou não de declarações dadas por autoridades referentes ao meio ambiente.

É possível, ainda, ler um artigo exclusivo escrito pelo físico Ricardo Galvão, eleito pela revista científica Nature uma das dez pessoas que fizeram a diferença para a ciência em 2019. O site também traz a estreia do segundo vídeo da série “Fatos Florestais”, do OC, que consiste em uma conversa entre o engenheiro florestal Tasso Azevedo e a atriz Marisa Orth sobre licenciamento ambiental.

A plataforma conta também com um serviço de denúncias de conteúdos suspeitos encontrados na internet. Assim, após o envio da notícia é só esperar a checagem de fatos.


Fonte

#MeioAmbiente #Clima #FakeNews

4 visualizações0 comentário