Mapas de satélites revelam mudanças em países causadas pela pandemia


Ferramenta criada por agências espaciais de diversos países mostra alterações na qualidade do ar e da água e nas atividades econômicas e agrícolas.

A Nasa, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) uniram dados de seus satélites para documentar as mudanças no meio ambiente causadas pela pandemia de Covid-19.

Os registros estão disponíveis na plataforma COVID-19 Earth Observation Dashboard, que permite aos usuários explorar quais foram as alterações na qualidade do ar e da água, as mudanças climáticas e as mudanças nas atividades econômicas e agrícolas em diferentes países. A ferramenta promete ajudar em políticas públicas sobre estratégias para melhorar os impactos ambientais.

A ferramenta visa investigar as transformações a curto e a longo prazo das restrições relacionadas à pandemia. O painel de dados continuará a ser alimentado com observações adicionadas nos próximos meses, à medida que a economia global reabrir gradualmente.

"Juntos, representamos um grande patrimônio humano: instrumentos avançados de observação da Terra no espaço que são usados ​​todos os dias para beneficiar a sociedade e aprimorar o conhecimento sobre nosso planeta", disse, em nota, Thomas Zurbuchen, da Nasa. “Quando começamos a ver do espaço como os padrões variáveis ​​de atividade humana causados ​​pela pandemia estavam tendo um impacto visível no planeta, sabíamos que, combinando recursos, poderíamos trazer uma nova e poderosa ferramenta analítica para esse movimento".

A Nasa também divulgou um vídeo em seu canal no YouTube explicando os dados apresentados e como utilizar o site. Veja (em inglês):

Fonte

#Satélites #NASA #Covid19 #MeioAmbiente

34 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva