Frentes de rajada; saiba mais sobre o fenômeno que causou danos a São Luis (MA)


Chuva forte e ventos intensos impressionaram os moradores de São Luiz (MA), onde os ventos destelharam casas e derrubaram diversos postes e árvores.

Ventania destruiu parte de estabelecimentos comerciais e derrubou torre e muros em São Luís — Foto: Redes Sociais

Áreas de instabilidades, associadas à umidade que vem do mar, causaram frentes de rajada em São Luis, no Maranhão. Com rajadas de vento que se estimam ter chego entre 75 e 88km/h.

Além disso, o que provocou essas instabilidades fortes foram as circulações dos ventos, que ajudaram a trazer a umidade do mar para o continente.

Mas afinal, o que são FRENTES DE RAJADA?

Já se deu conta quando você sente uma ventania fria, que logo antecede uma tempestade? Isso significa que a frente de rajada de um temporal próximo à você, te alcançou. Mas o que é uma frente de rajada afinal?

De acordo com a meteorologista Fabiene Casamento da SOMAR, a mistura do ar quente com o ar frio, mais o excesso de umidade, causam nuvens de tempestades e também as frentes de rajadas, que são os ventos intensos. Com o movimento do ar, há a descida de um ar mais frio da nuvem, enquanto que outro ar, mais quente, sobe alimentando a tempestade.

De acordo com a Fabiene, os ventos provocados por este deslocamento de ar, causados pelas nuvens de tempestades são fortes e perigosos.

Fonte

#Ventos #Frentederajadas

85 visualizações0 comentário