Quinta-feira deve amanhecer congelante no Sul do Brasil


Uma forte massa de ar frio de origem polar entrou no sul do Brasil derrubando a, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Os dois estados registraram temperaturas abaixo de 0°C.

A tarde do dia 14 de julho certamente ficou entre as frias do ano. Por volta das 15 horas, a temperatura não passava dos 13°C na maioria das áreas do Rio Grande do Sul.

Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

Recorde de frio em Porto Alegre

A madrugada de 14 de julho foi a mais fria do ano até agora em Porto Alegre. O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou 3,6°C de temperatura mínima por medição convencional, que é feita por uma pessoa. O recorde anterior era de 4,2°C, em 4 de julho.

O frio da madrugada desta quarta-feira, 15, pode ser mais intenso sobre o Rio Grande do Sul e Porto Alegre poderá bater novamente o recorde de frio.

Temperaturas negativas registradas no RS e em SC em 14/7/2020 (INMET e Epagri-Ciram)

Urupema/Parque Exposição (SC): -4,2°C

Quaraí (RS): -3,7°C

Urubici/Vacas Gordas (SC): -2,6°C

São Joaquim/Boava (SC): -2,2°C

São José dos Ausentes (RS): -1,9°C

Vacaria/BASF (RS): -1,7°C

Alegrete (RS): -1,6°C

Canela (RS): -1,4°C

Caxias do Sul/BASF (RS): -1,1°C

Bom Jesus (RS): -1,0°C

Dom Pedrito (RS): -0,6°C

Uruguaiana (RS): -0,4°C

Bagé (RS): -0,4°C

São Gabriel (RS): -0,4°C

Quinta-feira amanhece congelante

O centro desta massa de ar frio que entrou no Sul do Brasil, que é a região de frio mais intenso, está passando sobre o Região Sul nesta quarta-feira,15, vai alcançar o litoral catarinense.

Nesta situação o frio da madrugada desta quarta-feira ainda será muito grande em todo Sul do Brasil. No decorrer da quinta-feira, 16, o centro do ar frio se afasta da Região facilitando o aquecimento do ar.

Com as temperaturas muito baixas e em amplas áreas, esta quinta-feira, 15 de julho, amanhece literalmente congelante no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no no sul do Paraná, com condições para geada generalizada. Há condições para geada também na Grande Porto Alegre.

Temporais à vista

Novas áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sul na quinta-feira, 16, e volta a chover forte sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, apenas o sudoeste/sul do estado deve ser influenciado por estas nuvens carregadas.

Desta vez, as áreas de instabilidade se afastam rapidamente e o Sol volta a predominar a partir da sexta-feira.

Fonte

#Inverno #RegiãoSul #Frio #Brasil

20 visualizações0 comentário