Blocos de gelo invadem calçadas na Rússia

O início do degelo do rio Amur, devido ao aumento das temperaturas, fez com que o gelo se rompesse e a água começasse a fluir. O vento e o fluxo da água contribuíram para a ocorrência deste "tsunami de gelo", em direção à costa da cidade de Jabárovsk.


Por Viviana Urbina e Tiago Robles


Reprodução: Youtube


Imagens impressionantes mostram o avanço e a força da massa de gelo que rompe tudo em seu caminho. Os vídeos foram gravados nas margens do rio Amur, na cidade de Jabárovsk, extremo leste da Rússia, município localizado a cerca de 25 km da fronteira com a China.


O fenômeno ocorreu com o aumento das temperaturas na primavera, nos últimos dias, o que favoreceu o rápido degelo do rio Amur, que congela completamente durante o rigoroso inverno da região. As temperaturas mínimas na região de Jabárovsk podem chegar a valores abaixo de -20ºC durante os meses de dezembro a fevereiro.


O gelo flutuante foi empurrado pelo vento local e pela força das águas, que retomaram seu curso com o aumento da temperatura, destruindo uma passarela de pedestres às margens do rio Amur. Nem as grades de metal que delimitam o mirante, nem o concreto do calçadão impediram o avanço dos gigantescos blocos de gelo, que se quebraram na calçada. O fenômeno ocorreu no dia 22 de abril e foi registrado por várias pessoas que, rapidamente, divulgaram os impressionantes vídeos nas redes sociais. Não houve relatos de pessoas feridas no local.





41 visualizações0 comentário