Calor demais no Rio de Janeiro até o fim da semana

Cariocas estão sentindo o ar cada vez mais quente nos últimos dias e perguntam quando volta a chover no Rio De Janeiro. A resposta não é das mais refrescantes: a chuva demora e o calor só vai aumentar até o fim da semana. A cidade do Rio deve ter sucessivos recordes de calor nos próximos dias, com temperaturas de até 40°C.


Por Redação Climatempo




A previsão da Climatempo é de que a temperatura máxima na cidade do Rio de Janeiro fique entre 38°C e 40°C entre esta quarta-feira, 27, e o domingo, 31 de janeiro. Além da possibilidade de bater o recorde de calor para 2021 várias vezes, o Rio será a capital mais quente do país por alguns dias. Aliás, o estado do Rio de Janeiro deve ficar entre os locais mais calorentos do país até o começo de fevereiro.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura na cidade do Rio de Janeiro este ano foi de 37,3°C no dia 18 de janeiro, na região da estação da Vila Militar, na zona oeste carioca.

A madrugada do dia 25 de janeiro foi a mais fresca do ano, até o momento, com temperatura mínima de 20,0°C na Marambaia.


Por que tanto calor?

A razão para tanto calor está na combinação de alguns fatores. Um sistema de alta pressão atmosférica terá forte influência sobre o estado do Rio de Janeiro na última semana de janeiro de 2021. Além de manter as frentes frias afastadas do litoral fluminense por alguns dias, a alta pressão atmosférica vai secar o ar. A redução da umidade disponível no ar vai dificultar a formação de nuvens, inclusive das grandes nuvens que poderiam provocar as pancadas de chuva de fim da tarde, tão comuns em dias muito quentes.


Sem chuva

O sistema de alta pressão atmosférica causa uma situação de bloqueio na atmosfera impedindo que o ar frio das frentes frias cheguem ao Sudeste do Brasil pelo menos até o fim de janeiro. A previsão da Climatempo é de que não chova na cidade do Rio de Janeiro pelo menos até o domingo, 31 de janeiro.

Então, as condições para esquentar o ar além do normal já estão sendo combinadas: ar mais seco, menos nebulosidade, mais horas com sol forte e falta de chuva.

Além disso, é preciso lembrar que estamos ainda no período de grande insolação do ano, quando o Hemisfério Sul recebe a maior dose de sol.


Quando volta a chover?

Praticamente todas as regiões do estado do Rio de Janeiro vão ficar sem chuva até o fim de janeiro e até nos primeiros dias de fevereiro. Até o dia 2 de fevereiro, as poucas pancadas d chuva que ocorrerem devem ficar concentradas no extremo sul do estado, região entre Resende, Volta Redonda, Angra dos Reis e Paraty. Mesmo assim, estas regiões também terão dias de muito sol e calor acima do normal até o começo de fevereiro.

A possibilidade de voltar a chover começa a aumentar depois de 3 de fevereiro, quando se espera um enfraquecimento da atuação do sistema de alta pressão atmosférica sobre o Sudeste do Brasil.

Assim como o estado do Rio de Janeiro, o Espírito Santo e praticamente todas as regiões de Minas Gerais, terão sol forte, muito calor e falta de chuva até o começo de fevereiro de 2021.

9 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva