Calor no Brasil deve provocar novos recordes

Uma grande massa de ar quente e seco predomina sobre o Brasil e impede a ocorrência de chuva em muitos estados brasileiros. As temperaturas disparam ao longo desta semana e várias capitais podem bater novos recordes de maior temperatura do inverno e do ano de 2021.


Por Redação Climatempo


Photo by Diego PH on Unsplash


Calor intenso sobre o Brasil

Com a intensificação dos ventos quentes, as temperaturas sobem bastante ao longo da semana. Máximas em torno de 35°C devem ser registradas por amplas áreas de São Paulo, Minas Gerais e interior do Paraná, e máximas de até 40°C são esperadas em cidades de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.

Possibilidade de recorde


As seguintes capitais podem bater recorde ao longo da semana:

Recorde de maior temperatura do ano Temperaturas previstas/recordes atuais:

Cuiabá - 40°C (o recorde é de 40,2°C em 09/01/21) Campo Grande - 37°C (o recorde é de 36,8°C em C)

Recorde de maior temperatura do inverno

Temperaturas previstas/recordes atuais:

São Paulo - 31°C (o recorde é de 27,8°C em 27/07/21)

Curitiba - 28°C - (o recorde é de 27,9°C em 10/08/21) Porto Alegre - 33°C (quinta) - ( o recorde é de 29,3°C em 08/08/21)

* Curitiba e Campo Grande apresentam falhas no banco de dados das medições oficiais do INMET

Ar seco preocupa no Brasil

O ar seco é motivo de preocupação nesta semana, já que os índices de umidade relativa vão ficar muito abaixo do recomendado para a saúde humana. O ideal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é que os valores fiquem acima dos 60%, porém nesta semana diversas regiões devem ficar abaixo dos 20%. No Centro-Oeste, a situação é ainda mais crítica, os valores devem ficar abaixo de 12% em algumas áreas, o que já é considerado estado de emergência.


Além disso, a falta de chuva prolongada deixa o ar e o solo secos. Essa falta de umidade faz com que a vegetação fique muito seca e mais propensa a pegar fogo. O risco de queimadas é bastante elevado em diversas áreas do Brasil.





11 visualizações0 comentário