Chuva de granizo muda paisagem no campo e enche ruas de gelo em cidades do Sul de MG

Chuva que caiu entre a madrugada e a manhã desta terça-feira foi registrada em pelo menos quatro cidades da região.


Por G1 Sul de Minas


Uma forte chuva de granizo caiu entre a madrugada e a manhã desta terça-feira (18) em pelo menos quatro cidades do Sul de Minas. Conforme relatos de moradores, foram feitos registros em cidades como Andradas, Santa Rita de Caldas, Ibitiúra de Minas e Ipuiúna.


Foto: Luciano Reis


Em Santa Rita de Caldas, a chuva de granizo deixou estragos em algumas lavouras de hortaliças e de café. O bairro da Barra e a estrada que liga a cidade à Comunidade Pião ficaram encobertos pelo gelo. De acordo com a Emater, a chuva durou só 10 minutos e o pluviômetro local marcou cerca de 10 milímetros de chuva. A prefeitura informou que não recebeu nenhuma ocorrência.


Em Andradas, a chuva também foi rápida, durando cerca de 15 minutos, segundo a prefeitura. Por lá, a safra de uva ficou comprometida. O município informou ainda que não recebeu notificações sobre estragos na cidade.



Chuva de granizo muda paisagem no campo e enche ruas de gelo em cidades do Sul de MG — Foto: Alessandro Alderigi dos Reis


Já em Ipuiúna, a queda de granizo atingiu algumas lavouras que ficam no bairro Tamanduá, zona rural da cidade, segundo a Defesa Civil.


Em Ibitiúra de Minas, as pedras de gelo foram vistas em vários pontos. A prefeitura informou que está fazendo a limpeza. Algumas plantações de tomate ficaram destruídas. Foram 10 minutos de chuva de granizo.


Chuva de granizo muda paisagem no campo e enche ruas de gelo em cidades do Sul de MG — Foto: Alessandro Alderigi dos Reis


De acordo com o Inmet (Instituto Nacional De Meteorologia) uma frente fria localizada no litoral Norte do Paraná está favorecendo áreas de instabilidade no Sul de Minas, São Paulo e Sul do Rio de Janeiro. Segundo informações de meteorologistas, a chuva intensa em algumas cidades do Sul de Minas foi um temporal isolado, por isso a possibilidade de granizo novamente é remota.


Na quarta-feira (19) o tempo deve permanecer firme, e na quinta-feira (20) volta a chover em algumas cidades. As máximas no Sul de Minas devem cair e a massa de ar frio ganha força principalmente na sexta-feira (21), quando deve chover forte novamente.



Chuva de granizo muda paisagem no campo e enche ruas de gelo em cidades do Sul de MG — Foto: Alessandro Alderigi dos Reis

14 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva