Chuva de janeiro de 2021 bate recorde em Santa Catarina

A chuva de janeiro de 2021 foi muito volumosa em algumas regiões de Santa Catarina e bateu recordes, de acordo com o balanço pluviométrico feito pelos meteorologistas do Epagri-Ciram, órgãos de monitoramento climático e ambiental do governo catarinense.


Por Redação Climatempo



Janeiro de 2021 foi marcado por muita instabilidade sobre a Região Sul do Brasil que ocasionaram vários eventos de tempestades também sobre Santa Catarina. Em alguns dias, a prolongada circulação de vento marítimo contribuiu para manter a atmosfera muito úmida, gerando maior disponibilidade de umidade especialmente sobre o Litoral Norte de Santa Catarina e a região do Vale do Itajaí.

Média de chuva normal para janeiro em SC

A chuva de janeiro de 2021 ficou acima da média histórica para o mês em todas as regiões catarinenses. Segundo cálculos do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - a média de precipitação na região do Litoral Norte de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, varia de 250 mm a 300 mm. No sul e centro-oeste do estado, a média fica entre 175 mm e 200 mm. Nas demais regiões do estado, a precipitação média para janeiro fica entre 200 e 250 mm.



Média Climatológica de precipitação em janeiro no Sul do Brasil (INMET)


Janeiro de 2021 teve chuva acima da média em SC


O mapa abaixo mostra a anomalia de precipitação em janeiro de 2021 no estado de Santa Catarina. A anomalia é a diferença em relação a um valor médio de referência. No mapa, os tons em azul, rosa e roxo representam anomalias de precipitação positivas (choveu mais do que o normal).


Anomalia de precipitação em SC em janeiro de 2021 (Epagri-Ciram)


De acordo com o Epagri-Ciram, no Litoral Norte e na Grande Florianópolis as anomalias de chuva ficaram acima de 200 mm. Isto quer dizer que choveu mais de 200 mm acima da média climatológica. Em algumas localidades choveu mais que o dobro da média climatológica de janeiro, que varia de 200 a 250mm. As maiores anomalias de chuva (acima de 300 mm) ocorreram em Florianópolis e entre Joinville e Garuva. A anomalia de precipitação ficou acima de 100 mm em muitas áreas do interior e no Litoral Sul catarinense.

Mais de 500 mm acumulados no mês


Na região entre Joinville e Garuva o total de chuva acumulado em janeiro de 2021 ficou acima de 500 mm. Na região de Schroeder e na Grande Florianópolis choveu mais de 600 mm ao longo do mês.



Confira alguns volumes de chuva excepcionais que foram registrados sobre Santa Catarina em janeiro de 2021, segundo o Epagri-Ciram:

Florianópolis: 686,4mm - recorde mensal absoluto, sendo que o recorde anterior era de janeiro de 2018, com 652,0 mm;

Urupema: 391,2 mm - recorde mensal absoluto na região;

Urubici: 340 mm - recorde para o mês de janeiro;

Rancho Queimado: 445,6 mm- recorde para o mês de janeiro;

Chuva mal distribuída em janeiro


Janeiro de 2021 terminou com chuva acima do normal e recordes de precipitação em Santa Catarina, mas a chuva foi mal distribuída. A primeira quinzena de janeiro foi com pouca chuva, com totais inferiores a 75 mm na maioria das áreas do interior catarinense, pela medição do Epagri-Ciram. Mas entre Joinville e Garuva, no entanto, os totais superaram os 200 mm na primeira quinzena do mês.

Já na segunda quinzena, na semana entre 17 e 25 de janeiro, a chuva caiu com força especialmente sobre Florianópolis, que acumulou mais de 250 mm.

26 visualizações0 comentário