Como o uso de tecnologia tem ajudado na luta contra queimadas e desmatamentos.

Fenômeno em 2021/2022 influenciará temperaturas e precipitação; OMM explica que aquecimento em várias regiões do mundo acontecerá devido ao calor que está “preso” na atmosfera devido aos grandes índices de gases de efeito estufa.


Por ONU News



Pnud Somalia - Durante o La Niña ocorrem mudanças associadas a riscos de chuvas fortes, inundações e secas


A Organização Meteorológica Mundial, OMM, confirma que o La Ninã está acontecendo pelo segundo ano consecutivo e deve durar até o início de 2022, influenciando temperaturas e precipitação.


Por natureza, este fenômeno climático têm uma influência de resfriamento, mas a OMM explica que as temperaturas em várias regiões do mundo deverão ser mais altas do que a média devido aos níveis recorde de gases de efeito estufa “presos” na atmosfera.


Impactos na agricultura


Pelos estudos da OMM, o La Ninã 2021/2022 será de fraco a moderado e um pouco mais fraco do que o evento de 2020/2021. Mesmo assim, setores como agricultura, saúde, recursos hídricos e gerenciamento de desastres serão afetados.

A OMM fornece apoio e aconselhamento para entidades humanitárias internacionais, na tentativa de reduzir impactos, principalmente em países mais vulneráveis que já estão sofrendo com os extremos climáticos e com os impactos da pandemia de Covid-19.


A agência da ONU lembra que com o La Ninã, as temperaturas na superfície do Oceano Pacífico central e equatorial leste ficam mais frias e ocorrem também mudanças na circulação atmosférica tropical. Com isso, acontecem mais ventos, mais pressão e mais chuvas.


Um dos 10 anos mais quentes

O secretário-geral da OMM explica que o impacto de resfriamento do último La Ninã “fará com que 2021 fique marcado como um dos 10 anos mais quentes já registrados e não o ano mais quente da história”.


Apesar disso, Petteri Taalas afirma que “isso não muda a tendência de aquecimento nem reduz a urgência por ação climática”.

A OMM calcula que existe uma chance de 90% das temperaturas na superfície do oceano Pacífico tropical continuarem nos níveis La Ninã até o fim do ano e chances de até 80% de permanecerem nesse nível por todo o primeiro trimestre de 2022.


6 visualizações0 comentário