Conferência na Suécia busca compromissos ousados para sustentabilidade

Evento Stockholm+50 acontece de 2 a 3 de junho na capital sueca; secretário-geral da ONU espera ações ambiciosas para zerar emissões de gases de efeito estufa; chefe do Pnuma cita crise tripla e pede iniciativas urgentes para acelerar Agenda 2030.


Por ONU News



Pnuma/Cyril Villemain

Inger Andersen alertou disse que planos de recuperação são uma oportunidade imperdível de acelerar a transformação


A Conferência Stockholm+50 começou nesta quinta-feira reunindo líderes e representantes de governos, empresas, organizações internacionais, sociedade civil e jovens na capital da Suécia.


O encontro de dois dias busca impulsionar ações para um planeta saudável para a prosperidade de todos e celebra o 50º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.


ONU

O secretário-geral da ONU, António Guterres, está no país para o evento. Ele se encontrou com a primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, nesta quarta-feira.

Para o chefe das Nações Unidas, o encontro é uma oportunidade fundamental de reforçar a resposta ao que ele chama de tripla emergência planetária da “perturbação climática, poluição e perda de biodiversidade”.


Guterres elogiou o compromisso do país anfitrião em zerar as emissões de gases de efeito estufa até no máximo 2045 e afirmou que confia que a União Europeia também irá rever suas metas de energia renovável e eficiência energética este ano.

No entanto, o líder da ONU destacou que mesmo “as ações mais ambiciosas para reduzir as emissões nesta década não apagarão o fato de que a situação já é ruim – e em muitos casos e lugares, irreversível”.


Ambição para o meio ambiente

A diretora executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, Inger Andersen, reforça que o encontro deve resultar em “ações ousadas”.

Para ela, é necessário que os compromissos façam transformações básicas em sistemas de energia, alimentares e como as cidades operam.


Inger Andersen adiciona que os sistemas financeiros também devem fazer parte da transformação para que seja possível alcançar sustentabilidade a longo prazo.

Em meio à tríplice crise planetária de mudanças climáticas, perda de natureza e biodiversidade, poluição e resíduos, o encontro contará com quatro sessões plenárias. A meta é dar aos líderes a oportunidade de desenhar iniciativas ousadas e urgentes para proteger a saúde planetária e acelerar a implementação do Plano de 2030.


Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Zerar emissões de gases de efeito estufa, reestruturar o sistema alimentar para evitar perdas e desperdícios e recalibrar os sistemas financeiros para priorizar a saúde ambiental são apenas algumas das muitas prioridades elencadas pelo Pnuma.

A expectativa dos organizadores é que outros três diálogos de liderança também contribuam com o resultado da reunião, gerando recomendações concretas para ação entre todas as partes interessadas.


Especialistas de todo o mundo, incluindo mulheres, jovens, pessoas idosas, pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidades locais, participarão de debates e discussões sobre três temas centrais.


Os participantes devem refletir sobre a necessidade urgente de ações para garantir um planeta saudável, recuperar da pandemia de Covid-19 e acelerar a implementação da dimensão ambiental do Desenvolvimento Sustentável durante a Década de Ação.

Centenas de eventos paralelos e webinars, incluindo muitos realizados antes e depois da reunião, abordarão temas relevantes do Stockholm+50 e devem ampliar ainda mais o escopo da conversa.


A reunião será realizada antes do Dia Mundial do Meio Ambiente 2022, em 5 de junho, também sediado em Estocolmo.

9 visualizações0 comentário