Desafio Oceano na Educação recebe propostas de escolas

Agência FAPESP


A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio do projeto Maré de Ciência, convida professores, estudantes e a comunidade escolar de todo o Brasil a participar do desafio “Oceano na Educação”, uma mobilização nacional para mostrar a conexão e a importância que o oceano tem com a atual realidade.



Iniciativa convida professores, estudantes e a comunidade escolar de todo o Brasil a desenvolver uma ação de livre escolha sobre o tema Oceano entre julho e novembro de 2020

(imagem: divulgação)


O Maré de Ciência é uma proposta de difusão científica e engajamento para fortalecer a interface entre ciência, políticas públicas e sociedade. O projeto tem parcerias confirmadas com British Council, Fundação Grupo Boticário, Ministério do Mar de Portugal e Marinha do Brasil.


Para participar do desafio, as escolas deverão desenvolver uma ação de livre escolha sobre o tema Oceano entre julho e novembro de 2020. A equipe do Maré de Ciência dará suporte e materiais e organizará uma rede de contatos envolvendo a escola inscrita e outras escolas no Brasil e no mundo.


Os inscritos terão liberdade total para definir projetos, organizar equipes e cronogramas, assim como para selecionar quais experiências e conquistas querem compartilhar. As escolas deverão desenvolver ao longo de cinco meses um projeto envolvendo pelo menos três disciplinas diferentes.


No dia 16 de novembro de 2020, Dia do Mar, a organização do projeto realizará o Fórum Brasileiro dos Jovens Embaixadores do Oceano. Cada escola indicará três alunos que apresentarão o que a escola fez, os desafios e o potencial de incluir o tema Oceano no ensino fundamental e médio.


Os interessados em participar do desafio deverão fazer pré-inscrição pelo site do Maré de Ciência.


Mais informações em: https://maredeciencia.com.br/ ou pelo e-mail oceanonaeducacao@maredeciencia.com.br.

 


0 visualização

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva