Forte onda de frio vinda do Ártico congela a Europa

Em plena primavera boreal a Europa experimentou um verão fora de época na semana passada, com temperaturas muito acima da média, e agora nessa semana um inverno fora de época, com direito a temperaturas negativas e neve!


Por Paola Bueno


Partes da Europa estão experimentando um inverno fora de época nessa semana. Imagem: PA.


Após um final de semana de Páscoa de muito sol e temperaturas agradáveis, partes da Europa experimentaram uma drástica mudança de tempo no início dessa semana. A intrusão de uma forte massa de ar frio vinda do Ártico, chamado de 'Artic Blast', em inglês, levou a partes da Europa uma lembrança do inverno, com direito a neve e temperaturas congelantes!


A menos de uma semana de uma forte onda de calor, grande parte da Europa está experimentando temperaturas congelantes fora de época, devido a um evento meteorológico chamado de 'Artic Blast'!

A menos de uma semana atrás grande parte da Europa estava registrando recordes de temperaturas quentes para o mês de março, com temperaturas típicas de verão, entre 25°C e 30°C. Países como Reino Unido, Holanda, França, Bélgica e Luxemburgo estabeleceram recordes de temperaturas altas para o mês.



Em Paris, o termômetro chegou a 25,6°C no dia 31 de março, sua temperatura mais alta já registrada para o mês, de acordo com o AccuWeather. Em Reading, Reino Unido, o termômetro chegou a 23°C no dia 30 de março, 10°C acima da média de temperatura máxima para esse dia, de acordo com medições feitas na Universidade de Reading.

Nessa segunda (05) países como Alemanha e Reino Unido começaram a semana com o tempo nublado, frio e inclusive com neve em alguns lugares, bem diferente do final de semana quente e ensolarado.


Hoje a massa de ar frio já está atuando sobre grande parte do continente. O dia começou com temperaturas próximas ou até mesmo abaixo de zero em diversos países, como Reino Unido, Alemanha, França, Bélgica e Suíça, criando condições favoráveis para queda de neve.



As próximas madrugadas também serão congelantes em grande parte da Europa, com alta probabilidade de registro de temperaturas negativas em diversos países, incluindo até mesmo países na costa do Mediterrâneo e na Península Balcânica. Alguns modelos indicam a possibilidade de queda de neve em países como Grécia e Turquia!


A partir de sexta-feira (09) essa massa de ar frio já estará bem deslocada para leste, dando vez aos ventos de sul, que aos poucos voltarão a aquecer o continente europeu. Dessa forma, espera-se o retorno das temperaturas amenas de primavera no final de semana.


Entretanto, para países mais a norte, como Reino Unido, Irlanda, Noruega e Suécia, uma segunda frente fria poderá aumentar o potencial de neve e reforçar o padrão invernal entre quarta e quinta-feira (08).


Dois sistemas meteorológicos em baixos níveis da atmosfera estão trabalhando em conjunto para impulsionar os ventos de norte que estão levando o ar polar que congela a Europa. Os ventos no sentido horário associados a uma alta pressão ao sul da Islândia junto aos ventos em sentido anti-horário de uma baixa que atua no norte da Noruega, Suécia e Finlândia estão criando uma potente esteira transportadora de ar polar para a Europa.


Esses sistemas estão associados aos jatos de altos níveis que estão extremamente amplificados, criando amplas cristas e cavados no Hemisfério Norte. Na semana passada a Europa estava sob a atuação de uma ampla crista, que permitiu a entrada de ar quente vindo dos trópicos, agora o continente está sob um amplo cavado, que permite o avanço do ar polar.

17 visualizações0 comentário