Frente fria ajuda no controle das queimadas no centro-sul do BR

Um dos fatos que chamou muito a atenção durante o mês de agosto foi o aumento no número de incêndios florestais, principalmente no Sudeste, no Centro-Oeste e na região da Caatinga, com grandes áreas tomadas pelo fogo.


Por Redação Climatempo



Foto: Reprodução Climatempo


Além disso, a estiagem severa que castiga o interior do Brasil fez com que o nível dos reservatórios de abastecimento e de geração de energia baixassem para níveis críticos. O Sistema Cantareira, que é responsável pelo abastecimento de mais de 5 milhões de pessoas na região Metropolitana de São Paulo, entrou em estado de alerta na semana passada e encontra-se nesta segunda-feira (30) com 37.3%.


Chuva só aliviou o fogo

Na última sexta-feira (27), uma frente fria conseguiu romper o bloqueio atmosférico que impedia o avanço dos sistemas frontais para o Brasil central. Voltou a chover no centro-sul do país, mas a chuva não veio com força para todos.

O estado que registrou a maior quantidade de chuva foi o Rio Grande do Sul, com acumulados de 50mm a 100mm em muitas áreas do estado, mas com volumes de 130mm a 160mm em alguns locais. Já Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul registraram chuva muito isolada e com acumulados entre 5mm e 25mm.



Chuva acumulada de 24 a 30 de agosto de 2021 (Fonte: INMET e interpolação)


A chuva dos últimos dias foi de grande ajuda para o combate aos focos de queimadas destes estados, mas não foi suficiente para trazer alívio ao sistema de abastecimento e de geração de energia

Chuva ajudou a controlar as queimadas

Segundo dados de monitoramento do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), na segunda-feira, 30 de agosto, o fogo estava praticamente extinto no centro-sul do Brasil e apenas áreas do interior do Nordeste, no Tocantins, em Goiás e em Mato Grosso ainda registravam focos ativos de incêndios.



Focos ativos de queimadas em 30/08/21 (Fonte: INPE)


A frente fria fez com que um corredor de umidade se formasse pelo interior do Brasil e a tendência é que toda essa umidade avance nos próximos dias em direção a áreas muito secas e quentes que estão queimando.

A umidade aumenta no Nordeste nos próximos dias

A partir desta terça-feira, 31 de agosto, as nuvens aumentam e pode até chover no Rio De Janeiro, no Espírito Santo, em Minas Gerais, na região de Brasília, no norte e leste de Goiás, norte de Mato Grosso em todos estados da Região Norte, até no Tocantins e no extremo oeste da Bahia, no sul, oeste e norte do Piauí e no Maranhão.

Os acumulados mais expressivos são esperados para o estado capixaba. Para as regiões que ainda sofrem com as queimadas, o simples fato de aumentar a umidade do ar, a quantidade de nuvens e até mesmo a chuva isolada são fatores que devem ajudar a diminuir os incêndios nesta semana.


9 visualizações0 comentário