Nuvem gigante no céu da Argentina surpreende população; entenda o fenômeno

Colaboração para o UOL, em São Paulo 09/03/2021


Fenômeno impressionante é uma nuvem de rolo, um tipo de nuvem arcus, que é uma formação baixa e horizontal no céu


Moradores do município de Pico Truncado, província de Santa Cruz, no sul da Argentina, ficaram chocados ao olharem para o céu em dezembro e verem uma nuvem gigantesca ocupando uma extensa área de vários quilômetros.


De acordo com o site Televisa, o fenômeno, que viralizou nas redes sociais e foi compartilhado no Youtube, é conhecido como nuvem de rolo. O vídeo que mostra esse tipo de aglomerado de partículas suspensas dá a impressão que ele seja de formato tubular.


"Eu vi que uma grande nuvem que eu nunca tinha visto se aproximava e [isso] me surpreendeu", relata uma moradora local. "Corri para pegar meu telefone e comecei a gravar e então houve uma tempestade."


Segundo o International Cloud Atlas, as nuvens de rolo são baixas, longas, horizontais e possuem formas de tubo que muitas vezes dão a ilusão de que giram em torno de um eixo horizontal.


Elas são tipos de nuvens arcus, caracterizadas pela forma horizontal e baixa. O que as origina são tempestades cujos ventos mudam de velocidade ou direção durante um fenômeno chamado de "inversão", que é quando a temperatura do ar se altera, deixando o ar quente no topo de uma camada de ar frio.


Dependendo das condições meteorológicas, uma nuvem de rolo "pode durar várias horas e se estender por centenas de quilômetros", segundo contou ao site Natiotal Geographic, Stephen Corfidi, meteorologista da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, dos Estados Unidos).



34 visualizações0 comentário