Por que a lua e o sol estão mais alaranjados esses dias?

Faltando pouco menos de um mês para o fim do inverno, o cenário que toma conta de São Paulo é o nascer, o pôr do sol e a lua de cores laranjas bem intensas, que faz com que a população pare alguns minutos para admirar e tirar fotos.


Por Redação Climatempo



Foto: Amanhecer em São Paulo (SP), por Dóris Palma

Fenômeno está associado com a poluição atmosférica

Apesar de bonito, o fenômeno está associado com a poluição atmosférica e uma grande camada de poluentes nocivos à saúde humana.

Com a atmosfera está estável a massa de ar seco, a poluição fica "presa" nas camadas mais baixas. As partículas em suspensão na atmosfera acarretam na alta concentração de poluentes, alteram a colocação e espalham a luz no espectro alaranjado.

A chegada de aerossóis atmosféricos podem ser naturais como poeiras mas também em forma de fuligem e black carbons (BC) provocada por conta da alta quantidade de queimadas, carregada por ventos desde o Norte e Centro-Oeste para o Sul e Sudeste, além dos próprios focos de incêndio do estado de São Paulo.

De acordo com as estações de medição da qualidade do ar da Cetesb, desde a semana passada, estações da Região Metropolitana de São Paulo têm registrado índices "Moderada" e "Ruim" em sua maioria. Na segunda-feira (23), Perus registrou "Péssima", já Osasco, desde segunda-feira (23) há registro de qualidade "Muito ruim" na Cetesb.

Quando melhora a qualidade do ar em São Paulo?

A chegada de uma frente fria a partir da noite de quinta-feira (26) espalha chuva por São Paulo. Entre sexta (27) e domingo (29), a previsão é de chuva volumosa e persistente. Essa chuva vai "lavar " a atmosfera, por isso a poluição diminui na virada de agosto para setembro.

16 visualizações0 comentário