Santa Catarina tem -4ºC, geada e roupa congelada nas últimas horas do inverno

Serra catarinense teve registro de temperaturas negativas nesta terça-feira (22). Previsão é que a primavera tenha dias com amplitude térmica e maior volume de chuva no estado.


Por G1 SC e NSC TV



Geada cobriu paisagens em São Joaquim, na Serra, nas últimas horas do inverno —

Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online


O último amanhecer do inverno começou gelado em todas as regiões de Santa Catarina, especialmente na Serra, onde foram registradas temperaturas negativas, geada em algumas localidades e até uma peça de roupa deixada na relva acabou congelando.


A primavera de 2020 para o Hemisfério Sul começou nesta terça às 10h31 (horário de Brasília) e vai até as 7h de 21 de dezembro com previsão de chuva na maior parte do país.


Primeiro dia de primavera começou com geada em SC, nas últimas horas da primavera —

Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online


Por volta das 6h desta terça-feira (22), fez -4,2ºC em Bom Jardim da Serra, segundo uma das estação meteorológicas monitoradas pela Epagri/Ciram.


De acordo com o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, em São Joaquim, na Serra, teve geada e foi registrado -1,3ºC por volta das 6h. Em outras cidades da região, como estava nublado, as temperaturas ficaram entre 1ºC e 2ºC.


Com a previsão de frio intenso, um fotógrafo que mora em São Joaquim deixou uma peça de roupa na relva para avaliar qual seria o impacto - e a peça infantil acabou congelando.


Peça de roupa foi deixada na relva e congelou com frio na Serra de SC —

Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online


"As temperaturas estão baixas nos termômetros e com o vento, a sensação de frio é ainda maior, como é o caso no Oeste", explicou Puchalski.

Em Maravilha, no Oeste, por exemplo, fazia 4,9ºC, às 6h. Apesar das primeiras horas de muito frio em todo estado, ao longo desta terça-feira as temperaturas devem ficar elevadas, principalmente no Oeste, onde pode chegar a 27ºC. A região é onde deve ter maior amplitude térmica neste primeiro dia de primavera.


Com o registro da geada em setembro, a cultura de maçãs podem ser afetadas, pois as macieiras já estão floridas.



5 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

ASSINE NOSSO INFORMATIVO
Criatividade Coletiva