'Trinta anos de blá-blá-blá', diz Greta Thunberg sobre ação de líderes contra aquecimento global

Cerca de 400 jovens ativistas contra o aquecimento global foram selecionados pela ONU para elaborar documento. A COP26, conferência do clima, está prevista para o início de novembro.


Por g1


Jovens com idades de 15 a 29 anos foram selecionados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e estão reunidos até a quinta-feira (30) em Milão, na Itália. O grupo, que conta com 400 representantes de mais de 200 países, pretende elaborar um documento com um posicionamento sobre a emergência climática e quais ações devem ser priorizadas.


A ativista ambiental Greta Thunberg está entre esses "embaixadores da juventude". Nesta terça-feira (28), os jovens pediram aos líderes mundiais que "acordem" para a a crise climática.

"Isso é tudo o que ouvimos por parte dos nossos líderes: palavras. Palavras que soam bem, mas que não provocaram ação alguma. Nossas esperanças e sonhos se afogam em suas palavras de promessas vazias", afirmou Thunberg, aplaudida pelo grupo. "Não existe um planeta B, não existe um planeta blá-blá-blá, economia verde blá-blá-blá, neutralidade do carbono para 2050 blá-blá-blá", acrescentou, denunciando "30 anos de blá-blá-blá" dos líderes mundiais e "sua traição com as gerações atuais e futuras."



Greta Thunberg durante evento que reúne cerca de 400 lideranças jovens contra o aquecimento global em Milão, na Itália — Foto: Miguel Medina/AFP


A declaração de Thunberg será apresentada no próximo final de semana para cinquenta ministros reunidos para o preparo da COP26, prevista para os primeiros dias de novembro em Glasgow, Escócia.


"Eu os ouço (...). Queremos ouvir suas ideias criativas e ambiciosas", disse o presidente britânico da COP26, Alok Sharma. "No início deste mês, uma pesquisa entre os jovens revelou que mais da metade teme que a humanidade esteja condenada ao fracasso. Francamente, isso envergonha a minha geração".


Os líderes foram criticados também por "fingir" que escutam as demandas dos jovens sobre as mudanças do clima: "convidam os jovens selecionados para reuniões como esta e fingem que nos escutam", declarou Thunberg.



Greta Thunberg e Vanessa Nakate em evento sobre mudanças climáticas em Milão, na Itália, nesta terça-feira, 28 de setembro de 2021 — Foto: Miguel Medina/AFP


"É o momento de nossos dirigentes despertarem, chegou a hora de nossos líderes pararem de falar e começarem a agir. Já é hora de os poluidores pagarem, é a hora de cumprirem com as promessas", disse a ativista ugandesa Vanessa Nakate, detalhando o "sofrimento" suportado na África, Ásia e no Pacífico pelos povos menos responsáveis pelo aquecimento global.


"Não se esqueçam de ouvir aqueles que são os mais vulneráveis", acrescentou, emocionada, diante do público.

Enquanto as catástrofes climáticas aumentam dia a dia, os compromissos das nações ainda não estão de acordo com a principal meta do Acordo de Paris: limitar o aquecimento global abaixo de 2°C em relação à era pré-industrial e, caso seja possível, em 1,5°C. De acordo com um relatório recente da ONU, o mundo caminha para um aquecimento "catastrófico" de 2,7ºC.

8 visualizações0 comentário