ZCAS provoca chuva no Sudeste

Por Redação Climatempo



Foto: Lilian - Governador Valadares - MG


Há previsão de muita chuva sobre a Região Sudeste do Brasil com a formação de uma ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul. A presença deste sistema meteorológico, comum nesta época do ano, vai influenciar a Região durante essa semana provocando elevados volumes de chuva.

Até o fim da semana a ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul - favorece a chegada de muita umidade para os estados de Minas Gerais, Rio De Janeiro e para o Espírito Santo. Por causa do posicionamento deste canal de umidade, mais ao norte da Região Sudeste, não há expectativa de chuvas muito volumosas para o estado de São Paulo, embora haja previsão de temporais principalmente nas áreas de divisa com Minas Gerais, Rio de Janeiro, no Vale do Paraíba e no Litoral Norte paulista.


Volumes de chuva


O mapa abaixo indica os acumulados de chuva entre os dias 8 e 12 de dezembro, de acordo com a estimativa do modelo atmosférico global GFS.



Podemos verificar que as maiores quantidades de chuva são esperadas para o Triângulo Mineiro, para o centro-leste de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira, Região Serrana do Rio de Janeiro, Norte Fluminense e para o sul do Espírito Santo, com acumulados se aproximando de 150mm neste período de 5 dias. Quase todo o estado de Minas Gerais e demais áreas do Rio e do Espírito Santo têm acumulados entre 60mm e 80mm.

Quando a chuva diminui?


A ZCAS atua sobre o Sudeste até o próximo fim de semana. Esse sistema meteorológico enfraquece a partir do sábado, dia 12 de dezembro. No período entre 13 e 17 de dezembro de 2020, há previsão de pancadas de chuva, mas não são esperados volumes de chuva tão elevados. Veja no mapa:






10 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva