Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos

INFORMATIVO

Junho de 2018 é o mais seco em 11 anos em Belo Horizonte

25/06/2018

Como será o inverno na capital mineira? Será que a chuva retorna?

 

 

 

Junho de 2018 está praticamente finalizado e até agora nenhuma gota de chuva caiu na capital mineira, o que torna este o mês de junho mais seco em 11 anos. A última chuva em Belo Horizonte ocorreu em 20 de maio após a passagem de uma frente fria, e de lá para cá, a atuação de uma massa de ar seco tem inibido a formação de nuvens mais carregadas.

 

O inverno começou na última quinta-feira, 21 de junho, e o tempo seco ainda predomina em todo o estado de Minas Gerais, o que é comum nesta época do ano. Ao longo desta semana, a formação de uma área de alta pressão atmosférica favorece a massa de ar seco, o que além de inibir a chuva, ajuda a diminuir a umidade relativa do ar, que já está com índices abaixo de 40%.

 

 

Como fica o tempo com a entrada de Julho?

 

Na próxima semana, inicia-se o mês de Julho e por enquanto, nenhuma mudança prevista no tempo. Ainda sem formação de nuvens carregadas, a massa de ar seco continua atuando sobre todo o estado mineiro. Aliás, o tempo firme predomina na maior parte do Brasil central. As simulações meteorológicas mais recentes mostram um mês de Julho bastante parecido com o mês anterior, ou seja, sem chuva em Belo Horizonte, sem chuva em Minas Gerais e sem chuva em boa parte do país.

 

E quando a chuva retorna?

  

O inverno é normalmente mais seco e espera-se que a chuva retorne de maneira efetiva apenas na primavera. O mês de agosto é considerado um período de transição entre as duas estações e é por isso que a chuva já começa a aparecer, ainda que de forma irregular e sem grandes volumes acumulados.

 

Com o término do fenômeno La Niña, a chuva volta a se espalhar pelo centro-sul do Brasil, especialmente durante o mês de agosto, onde as pancadas de chuva chegam até o Sudeste. Em Minas Gerais, a chuva será irregular e ficará concentrada na metade sul do estado, mas consegue chegar à Belo Horizonte, trazendo um alívio na umidade relativa do ar na capital. No entanto, a tendência é que a chuva ocorra somente durante a primeira quinzena do mês, pois após esse período, o tempo seco volta a predominar.

 

Fonte: https://goo.gl/YK2jQQ

Please reload