Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos

INFORMATIVO

Satélite captura rara imagem de 'ondas' no céu

24/10/2019

Fenômeno é conhecido como 'gravidade atmosférica' e ocorreu na costa Noroeste da Austrália

 

 

 

Uma sequência de imagens de satélite da agência meteorológica Weather Zone capturou uma cena rara: ondas de nuvens no céu. As imagens foram divulgadas nesta semana pela agência, mas viralizaram nesta quinta-feira (24). O fenômeno é conhecido como "gravidade atmosférica" e ocorreu no litoral Noroeste da Austrália.

As ondas são formadas, na verdade, por linhas finas e paralelas de nuvens brancas. Elas viajam pelo ar e se mexem em forma de onda, por causa das movimentações na atmosfera. O ar frio na região se agitou dessa forma nas noites de domingo (20) e segunda-feira (21).

 

É como se a atmosfera fosse formada por uma imensa quantidade de fluidos, mas, em vez disso, são massas de gases. Essas "ondas de gravidade" se espalharam como tempestades, na direção do oceano. Com elas, houve algumas rajadas de poeira saindo da costa Norte da Austrália.

 

"Quando as ondas se movem horizontalmente pela atmosfera, o ar é forçado a subir e descer", diz a agência em seu site. "Em alguns casos, o ar que sobe faz com que linhas de nuvens se formem na crista das ondas. Conforme as nuvens se dissipam, o ar desce ao longo das ondas", explica a agência.

 

De acordo com meteorologistas, a olho nu essas ondas são invisíveis. Embora o fenômeno das ondas de gravidade seja comum, é raro que levem nuvens consigo. Quando isso ocorre, os satélites conseguem registrar o fenômeno que, neste caso, foi logo após o nascer do sol.

 

Fonte

Please reload