Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos

O Projeto

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escola pública as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

 

A Meteorologia é muitas vezes conhecida apenas pela previsão do tempo, mas mesmo assim nem todos sabem como esta previsão é feita, tampouco como os dados, imprescindíveis para a existência desta ciência e qualidade dos serviços oferecidos, são colhidos e validados. Os meios de comunicação levantam questões sobre o meio ambiente, mudanças climáticas e aquecimento global, mas nem sempre ficam claros os conceitos e o conhecimento da área enquanto ciência da atmosfera.

 

Percebe-se que é marcante o interesse de todos pelos fenômenos extremos do tempo, como tempestades de verão, tornados, furacões e frentes frias intensas. E já é reconhecido que a ingestão sistemática na atmosfera de gases que causam danos aos seres vivos e às propriedades (poluentes) ou que modificam o balanço de radiação do planeta (gases do efeito estufa) têm alterado a constituição básica da nossa atmosfera com consequências para o clima do planeta.

 

As atividades desenvolvidas tem o objetivo de aproximar a ciência do cotidiano de cada um. Os materiais apresentados permitirão a todos entender os fenômenos meteorológicos que vivenciam em seu dia a dia e ao longo das estações do ano. Além disso, poderão distinguir fenômenos dos quais ouvem falar frequentemente através da imprensa, fenômenos esses que atingem outras regiões do Brasil, ou mesmo outros países. Estes tópicos serão introduzidos de forma didática e prática aos alunos, professores e demais interessados através do monitoramento, observação e análise de dados fornecidos por plataformas de coleta de dados (PCD), as chamadas estações meteorológicas. Com isto, espera-se estimular a curiosidade de docentes e discentes, bem como introduzir conceitos referentes às ciências atmosféricas de forma simples.

 

É Tempo de Aprender em Clima de Ensinar apoia a melhoria do ensino em escolas da rede pública do estado do Rio de Janeiro, iniciativa inédita na área de Meteorologia no Rio de Janeiro.