Conheça a ponte holandesa que muda de tamanho de acordo com a chuva


Quando o nível da água do rio sobe, os blocos de concreto da ponte ficam parcialmente submersos e criam uma espécie de jogo da amarelinha



A Holanda não cansa de surpreender o mundo com suas criações arquitetônicas, muitas das quais são projetadas para driblar as adversidades que enfrenta por estar localizada em uma região costeira.


Uma dessas complicações são as inundações catastróficas que o país enfrenta há séculos. Exemplo disso é o rio Waal, localizado próximo à antiga cidade de Nijmegen. Em determinados dias do ano, o rio enfrente elevação em seu nível de água que podem chegar até 3,5 metros.



Foi por isso que o grupo de arquitetura NEXT Architects decidiu projetar a ponte Zalige, uma passarela dinâmica com o propósito de coexistir com as elevações do rio Waal. A ideia é que, quando o nível da água suba, os blocos de concreto da ponte fiquem parcialmente submersos e criem uma espécie de jogo da amarelinha. O design é pensado para fazer com que o transeunte pare, observe e note o seu redor – e aprecie o nível da água.


“É importante criar algo que fortalecesse a experiência das pessoas no meio ambiente de uma maneira positiva”, conta um dos arquitetos responsáveis pelo projeto.



Viver a cidade

A ponte está funcionado desde março de 2016, porém, foi nos primeiros dias do ano que ela enfrentou seu maior desafio: o rio Waal atingiu o nível de água mais elevado em 15 anos. Na ocasião, os blocos de concreto foram completamente “afogados” pela água.


O acontecimento levou vários holandeses a visitar o local e a tentar caminhar sobre a ponte escondida. Por conta do alto nível do mar, as autoridades cercaram o local e não permitiram mais nenhum cidadão a transitar pela Zalige.


De qualquer forma, o grupo de arquitetos responsável pelo projeto já comemora a realização da intenção que tiveram ao criar a ponte: “As pessoas se locomoveram e vieram até aqui correr riscos porque quiseram vivenciar a paisagem e o elevado nível do rio. Conseguimos construir algo que fala com a imaginação popular.”


Fonte: https://goo.gl/iG3nxw


47 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva