Cidade de São Paulo recebeu 50% da chuva de julho em 24h


por Josélia Pegorim


Salva por uma frente fria, na hora do gongo, a cidade de São Paulo recebeu metade da chuva normal para julho em apenas 24 horas. Entre 9h do dia 30 e 9h de 31 de julho o INMET registrou 24,2 mm de chuva no Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo, pela medição convencional, e 23,0 mm pela medição automática.


Esta foi a primeira chuva acima de 1 mm no Mirante desde 13 de junho, quando choveu 6,8 mm.


Foram 46 dias consecutivos sem chuva de pelo menos 1,0 mm.


O acumulado de 24,2 mm representa metade da média de chuva normal para um mês de julho que é de aproximadamente 48 mm (média de 1981 a 2010).


Chuva em outros locais da capital


O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura registrou chuva generalizada sobre a cidade de São Paulo entre ontem e hoje. O acumulado entre 11 horas do dia 30 e 11 horas de 31 d julho de 2018 ficou entre 10 mm e quase 27 mm, de forma geral. O maior acumulado neste período foi de 27,2 mm na Lapa. O menor acumulado foi de 8,4 mm na Capela do Socorro.


Semana instável

O tempo continua instável no decorrer da semana e há previsão de mais chuva para a toda a Grande São Paulo pelo menos até o próximo domingo. De forma geral, a chuva deve cair com fraca a moderada intensidade, mas na sexta-feira, 3 de agosto, pode chover forte na Grande SP, como em todo o estado de São Paulo.


A continuidade da chuva é porque a circulação de ventos sobre o Brasil, em diversos níveis da atmosfera, estará permitido a formação e permanência de áreas de instabilidade sobre São Paulo nos próximos dias.


A chuva, o excesso de nebulosidade e o vento frio de origem polar vão manter a temperatura amena nos próximos dias.


Fonte: https://goo.gl/6bYm7P


17 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

ASSINE NOSSO INFORMATIVO
Criatividade Coletiva