Chuva do início de agosto surpreende nas capitais do Sudeste


por Josélia Pegorim


Com o rompimento do bloqueio atmosférico no fim de julho, as frentes frias voltaram a chegar com força sobre o Sudeste do Brasil. Entre os dias 30 de julho e 7 de agosto, três frentes frias passaram pela Região e provocaram chuva em todos os estados, até com forte intensidade. As capitais Rio de Janeiro e Belo Horizonte tiveram temporal. Choveu até granizo na capital mineira!


Agosto é um mês de seca no Sudeste, quando normalmente chove muito pouco ou nem chove. As médias de chuva são baixas e é comum que chova em poucos dias do mês. Por isso, a chuva dos primeiros sete dias de agosto de 2018 surpreendeu em quase todas as capitais do Sudeste, superando ou igualando a média histórica.


Em São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 36,2 mm em 7 dias, valor que igualou a média de chuva para agosto. Choveu em 4 dias dos 7 primeiros de agosto. Em 2017 choveu cerca de 60 mm em agosto, mas praticamente toda a chuva caiu nos primeiros dias da segunda quinzena do mês.


Em Belo Horizonte, a média de chuva para agosto é de 14,8 mm, a terceira mais baixa na escala anual, perdendo para junho e julho. Dos 7 primeiros dias de agosto, o INMET registrou chuva em 4 dias e o total acumulado foi de 35,5 mm. Como a média é baixa, a chuva de agosto em BH já ficou 140% acima da média em 7 dias. Em agosto de 2017 não choveu na capital mineira.


Vitória é a única capital o sudeste que não atingiu a média de chuva para agosto até o dia 7. O total acumulado, segundo o INMET, foi de 27,6 mm, valor que está 44% abaixo da média que é de quase 50 mm. Em agosto de 2017 choveu 27,0 mm em Vitória


O volume de chuva sobre o Rio de Janeiro é o mais impressionante, pois em 7 dias choveu mais de 100 mm e superou a média em vários bairros.


Pela medição do Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro, a quantidade de chuva que chuva acumulada nos 7 primeiros dias do mês superou a média histórica em toda a cidade. Em alguns locais choveu mais que dobro da média.


Em agosto de 2017 choveu de 40 mm a 60 mm na maioria das áreas do Rio de Janeiro, pela medição do Alerta Rio. O Alto da Boa Vista acumulou 152,2 mm em 31 dias.


Mais uma frente fria avança pelo Sudeste do Brasil e até o dia 10 de agosto deve chover um pouco mais nas capitais da Região.


Fonte: https://goo.gl/JhrXnd


18 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva