Nasa fotografa iceberg em formato de tábua


A agência espacial americana publicou a foto no Twitter no último dia 17. O formato e a superfície lisa indicam, segundo a agência, que o bloco de gelo foi recentemente escavado de outro maior.

A agência espacial americana, Nasa, publicou no último dia 17 em seu Twitter de observação glacial uma foto que deixou vários usuários intrigados — alguns levantaram até a possibilidade de ter sido uma obra alienígena, ou algo saído diretamente do filme de ficção científica '2001: Uma Odisseia no Espaço'.


Não é bem assim.


A glaciologista da Nasa e da Universidade de Maryland Kelly Brunt explicou ao portal Live Science que o iceberg tabular, como é chamado, provavelmente foi formado quando se separou das bordas de uma plataforma de gelo maior. A cientista diz que o processo é semelhante a uma unha que cresce demais e acaba partindo na ponta.


O iceberg tabular veio da plataforma de gelo Larsen C, na península Antártica. A Nasa afirmou que os ângulos agudos e a superfície plana indicam que ele foi provavelmente foi escavado há pouco tempo da plataforma de gelo.


"O que torna esse [iceberg] um pouco incomum é que parece quase um quadrado", afirmou Brunt à Live Science. Ela explica que é difícil dizer o tamanho do iceberg pela foto, mas que, provavelmente, tem mais de 1,6km de largura. E, assim como todos os icebergs, a parte visível acima da superfície é apenas 10% de sua massa. O resto, Brunt explica, está escondido embaixo d'água.

Fonte: https://goo.gl/vrXSZP


29 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva