Eclipse lunar é visto em Campos, no RJ


Fenômeno acontece quando Sol, Terra e Lua se alinham nessa ordem e, assim, o planeta faz uma "sombra" na imagem do satélite natural.



O eclipse lunar parcial desta terça-feira (16) pôde ser visto por moradores de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.


O fenômeno acontece quando Sol, Terra e Lua se alinham nessa ordem e, assim, o planeta faz uma "sombra" na imagem do satélite natural.


A moradora de Campos, Beatriz Corrêa acompanhou o eclipse e ficou maravilhada com o momento.


"Um espetáculo no universo. Lindo! O universo é nosso", disse a moradora.


O cinegrafista da Inter TV, Paulo Veiga, fez um registro do eclipse por volta das 19h. O fenômeno pôde ser visto em vários lugares do mundo.

Da sede da Inter TV em Campos, a videorrepórter Alice de Sousa também assistiu ao espetáculo.


"O céu estava lindo e foi um fenômeno marcante", contou.


A fase da umbra, quando a sombra da Terra começa a ser observada na Lua, começou às 17h01 (horário de Brasília) e durou até por volta das 20h.


Segundo os especialistas, diferentemente de um eclipse solar – quando o que fica "escondido" é o Sol –, para observar o fenômeno lunar não é preciso óculos de proteção.


A visão da Lua é a olho nu, mas é mais fácil assistir ao fenômeno em áreas menos iluminadas e com o horizonte livre.


Fonte: https://glo.bo/32x4ROu


12 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva