Como é ver um raio acima das nuvens? Inpe cria concurso de fotografia do fenômeno


Instituto recebe inscrições até o dia 20 de março de 2020. São cinco categorias: Urbanização, Natureza, Amazônia, Imagem Aérea e Time-lapse.

O piloto de avião Alex Ciraudo Amorim conseguiu captar a imagem de um relâmpago em forma de folha, que ocorre dentro da nuvem sem caminho de descarga elétrica. Este e mais de 2 mil registros inspiraram a criação do concurso de fotografia "Momento único", do Grupo de Eletricidade Atsmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).


Serão aceitas fotos de raios em cinco categorias: Urbanização, Natureza, Amazônia, Imagem Aérea e Time-lapse. As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de março de 2020 (veja abaixo como fazer). O Inpe criou essas temáticas com base no banco criado com imagens enviadas todos os anos.


Veja algumas das fotos:

Serviço:


  • Concurso de fotografia "Momento único"

  • Inscrições até 20 de março de 2020

  • Categorias: Urbanização, Natureza, Amazônia, Imagem Aérea e Time-lapse

  • Inscrições fotos individuais: elat.net.br/foto/CadastrarFotos.aspx

  • Inscrições fotos sequenciais: pelo e-mail [email protected], via link do WeTransfer ou em arquivo compactado

  • Vencedores de cada categoria ganharão DVD's de duas produções apoiadas pelo ELAT: o "Fragmentos de Paixão", primeiro filme sobre raios no Brasil; e a série "País dos Raios", exibida pelo Fantástico











Fonte



27 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

ASSINE NOSSO INFORMATIVO
Criatividade Coletiva