Cadê a chuva de março para fechar o Verão?


Os últimos dias do Verão estão sendo marcados por muito calor e pancadas de chuva no estado de São Paulo, principalmente para a faixa leste paulista.

Foto: William Molina - São Paulo -SP

Porém, a chuva da primeira quinzena do mês está muito a desejar. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, na estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital, no período do dia 01 até 9h da manhã do dia 17/03, a cidade de São Paulo acumulava 42,9 milímetros de chuva. A média normal de chuva (média climatológica 1981 - 2010) para o mês é de aproximadamente 214,5 milímetros. Portanto, até agora só choveu aproximadamente 20% da média.

Verão se despede com chuva típica da estação

O Verão está se despedindo. O Outono começa na próxima sexta-feira, às 00h50 minutos horário de Brasília. Para os últimos da estação a previsão é de mais chuva para São Paulo. Nesta quarta e quinta-feira, o tempo quente e úmido predomina em todo o estado de São Paulo. Vamos observar um clima típico da estação com muito sol, calor e as famosas pancadas de chuva com raios. O Verão termina com a cara da estação em todos os municípios paulistas.

Na sexta-feira, a passagem de uma frente fria ao largo da costa da Região Sudeste forma áreas de instabilidade que causam pancadas de chuva em todo estado. As condições para temporal aumentam em várias localidades. No centros-sul paulista, a chuva acontece em vários momentos do dia.

O primeiro dia do Outono começa com muitas nuvens e chuva na Grande São Paulo. O calorão diminui um pouco, principalmente na capital e litoral paulista. No fim de semana, as temperaturas ficarão mais agradáveis no período da tarde e com madrugadas mais amenas.

Fonte

#Chuva #RegiãoSudeste #Verão #Outono

9 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

ASSINE NOSSO INFORMATIVO
Criatividade Coletiva