Formação de ciclone e frente fria provocam chuva em SC; trabalhadores ilhados são resgatados por hel


Quatro homens foram surpreendidos por aumento do nível do rio, em Timbé do Sul. Defesa Civil monitora risco de deslizamentos na região.

Vítimas foram resgatadas pelo helicóptero dos bombeiros — Foto: CBMSC/ Divulgação

Quatro trabalhadores ficaram ilhados em Timbé do Sul, no Sul catarinense, nesta terça-feira (7) e precisaram ser resgatados pelo helicóptero dos bombeiros. A chuva na região causou enxurrada repentina e aumentou o nível do Rio Amola Faca, onde estavam as vítimas.

Segundo Marcelo Martins, que é o meteorologista da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas no estado, em menos de 24 horas choveu a média esperada para o mês no município.

"A chuva veio até mais do que o normal. Os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicam que choveu mais de 100 milímetros nas últimas 12 horas, evidentemente isso causa transtornos como alagamentos e enxurradas", explica.

De acordo com a Defesa Civil estadual, há risco de deslizamento no município. Desde o início da tarde, também são observadas as condições de Criciúma, Nova Veneza, Forquilhinha, Turvo e Maracajá, onde choveu entre 79 e 88 milímetros até as 15h.

No estado, o órgão monitora as rajadas de vento que podem atingir a velocidade entre 60 e 75km/h nas regiões Oeste, Serra, Grande Florianópolis, Litoral Sul e Norte.

Riscos de deslizamentos em municípios de Santa Catarina — Foto: Defesa Civil/ Divulgação

Trabalhadores ilhados

O grupo estava atravessando o Rio Amola Faca para buscar uma retroescavadeira, quando foram surpreendidos com o aumento do volume de água do rio, por conta da chuva. Os homens com idades entre 21 e 33 anos estavam trabalhando nas mediações e ficaram em um pequeno espaço de terra.

A equipe do Corpo de Bombeiros de Turvo foi acionada para o resgate por volta das 10h. O comandante de Araranguá solicitou apoio da equipe do helicóptero Arcanjo de Florianópolis.

"O volume do rio aumentou significativamente e também a sua correnteza. O deslocamento demorou cerca de uma hora por causa da chuva, restrição de visibilidade e neblina que havia no local. Depois de dois lances de deslocamentos no local fizemos o resgate das vítimas", explica o comandante de operações aéreas, Anderson Ciotta.

Após o resgate, as vítimas receberam apoio de outros bombeiros que estavam às margens do rio. Ninguém ficou ferido.

Queda de barreira

Por causa da chuva, houve queda de barreira no início da manhã na Serra do Rio do Rastro, no km 409 da SC-390 em Lauro Muller, na Serra catarinense. O trânsito precisou ser desviado no trecho. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), a remoção das pedras e a terra ocorreu às 14h.

Previsão do tempo

Ainda conforme o meteorologista Martins, a formação do ciclone extratropical deverá atuar entre esta terça e quarta-feira (8). "Isso deve manter as condições um pouco mais instáveis no Sul do Estado e depois irá se afastar para o alto mar. Depois vem uma massa de ar mais fria e seca de origem polar que irá limpar o tempo no decorrer da quarta-feira para deixar a quinta e a sexta com frio bem intenso em todo o estado, típico do inverno catarinense", explica Martins.

Fonte

#SantaCatarina #CicloneExtratropical

18 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

ASSINE NOSSO INFORMATIVO
Criatividade Coletiva