Nuvem rolo é vista em praia do ES


Na tarde desta terça-feira, 14 de julho, moradores de Aracruz no Espírito Santo foram surpreendidos com uma nuvem extensa no céu. O fenômeno trata-se de uma nuvem rolo, como é conhecida na meteorologia. Indica uma mudança no tempo com a chegada de uma frente fria depois de vários dias de tempo seco e muito calor na região.

O vídeo acima foi feito por Roberto Alves Barroso na praia dos Padres, em Aracruz, na tarde desta terça-feira, 14 de julho

O que é nuvem rolo?

De acordo com o meteorologista Marcelo Pinheiro, a nuvem é rara. A combinação da massa de ar quente que predominava no Espírito Santo e a aproximação da frente fria na costa do estado com característica diferente de temperatura e umidade e o vento que soprava em diferente direção ao longo de uma camada vertical da atmosfera contribuiu para a formação deste tipo de nebulosidade.

Este tipo de formação pode atingir mil quilômetros de comprimento e de 1 a 2 quilômetros de largura a uma altitude entre 100 e 200 metros, sendo assim considerada baixa. A nuvem rolo pode se deslocar com velocidade de até 60km/h, o que provoca rajadas de vento em superfície. A nuvem vai se dissipando a medida que atmosfera entra em equilíbrio.

O vídeo acima foi feito por Márcia Rocha, na praia Formosa, em Aracruz, na tarde desta terça-feira, 14 de julho

Fonte

#nuvem #Céu #Tempo

37 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

ASSINE NOSSO INFORMATIVO
Criatividade Coletiva